No dia 14 de junho, quinta-feira, a Sala Paes Nunes, na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, recebe a partir das 13h o espetáculo de música erudita – com referências populares brasileiras – Terceiro Sinal. “Terceiro Sinal tem a premissa de divulgar o gênero música de câmera, assim como agraciar e difundir a obra póstuma e inédita do maestro Cyro Pereira, um dos artistas brasileiros mais completos dentro do cenário musical contemporâneo”, ressalta o compositor, Newton Carneiro. O espetáculo, gratuito, conta com a participação dos músicos Newton Carneiro (viola), Mariô Rebouças (piano) e Luiz Guello (percussão).

O espetáculo destaca as personalidades musicais dos dois compositores – Newton Carneiro e Cyro Pereira – proporcionando uma experiência sonora híbrida. Parte do trabalho de Cyro apresenta referências populares brasileiras, como a obra Suíte Brasiliana – 1º movimento – Samba e Suíte Brasiliana – 3º movimento – Choro. Já a obra de Newton Carneiro é marcada pela mescla da linguagem jazzística com a música erudita. Ambos os compositores apresentam uma diversidade composicional ímpar, permeada de timbres e texturas harmônicas.

Como forma de democratizar o acesso à música erudita, será disponibilizado em plataformas digitais, como Spotify, Deezer, iTunes, SoundCloud entre outros, o álbum Terceiro Sinal, com composições de Newton Carneiro e Cyro Pereira, com destaque para a inédita Fala Maestro, uma parceria dos dois músicos. “Quando a gente fala, já está fazendo música, por isso a Fala Maestro, é a compilação de uma conversa de mais de duas horas que tive com Cyro no ano de 2008. Esse bate-papo é o pano de fundo, durante os quatro minutos da música, onde o maestro fala de seu trabalho e de seu amor pela música”, conta. O álbum conta com a participação dos músicos Mariô Rebouças (piano), Luiz Guello (percussão), Nelton Essi (percussão), Vinicius Barros (percussão) e Lenita Portilho (piano). Será lançado também, em julho, o documentário Terceiro Sinal.doc que mostrará material inédito captado durante a gravação do álbum. O documentário será disponibilizado em plataformas como YouTube e Vimeo, como forma de democratizar o acesso ao conteúdo produzido e difundir em outros meios, além da sala de concerto.

Após o concerto, será realizada uma Masterclass/Workshop sobre a música de câmara no cenário fonográfico contemporâneo e a presença da viola orquestral dentro deste contexto. A Sala Paes Nunes está localizada no Campus da Unicamp, na Rua Elis Regina, 50, Campinas. O projeto conta com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.(Carta Campinas com informações de divulgação)

FICHA TÉCNICA
Concerto: Terceiro Sinal
Músicos: Newton Carneiro (viola), Mariô Rebouças (piano) e Luiz Guello (percussão)
Compositores: Newton Carneiro e Cyro Pereira
Produção Musical: Newton Carneiro
Produção Executiva: Jô Bittencourt
Engenheiro de Áudio: Roger Benício
Fotografia: Paulo Rapoport
Artes Gráficas: AC Piantino
Redes Sociais: Leandro Bittencourt
Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação

Espetáculo  “Terceiro Sinal”
Quando: 14 de junho (quinta-feira), às 13h
Local: Sala Paes Nunes – Unicamp (Rua Elis Regina, 50 – Campinas)
Ingressos: gratuito
Duração do concerto: 60 minutos
Duração da masterclass/workshop: 60 minutos
Faixa Etária: 10 anos
Lotação: 50 lugares