Toninho Ferragutti e Neymar Dias se apresentam no Teatro do Sesc Campinas nesta quinta-feira (21), às 20h30, para cantar o repertório do álbum Festa na Roça, uma homenagem à cultura caipira. Este show é baseado no CD homônimo que a dupla de músicos paulistas lançou em janeiro de 2014.

A apresentação traz uma seleção de músicas sertanejas de raiz executadas em duo de acordeão e viola caipira – dois dos instrumentos musicais mais populares em nosso país – com pequenos arranjos instrumentais que acrescentam dinâmicas e sonoridades diferenciadas, realçando a força da simplicidade melódica de obras vastamente conhecidas do grande público.

Além de clássicos da música caipira, o repertório traz também composições próprias destes dois virtuosos instrumentistas como “Olímpico” e “O sorriso da Manu”, de Toninho Ferragutti, e “Sabiazão”, uma parceria de Toninho com Neymar. Um show que evoca lembranças e emoções através de um repertório que já integra a memória coletiva de todos os brasileiros, de norte a sul do país.

Toninho Ferragutti é acordeonista, compositor e arranjador, natural de Socorro – SP. Possui extensa participação em centenas de CDs e shows de artistas importantes, no Brasil e no exterior. Tem 10 CDs em sua discografia (solo e em parcerias), com indicações ao Grammy Latino, Prêmio Tim e Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2011). A convite do Sesc Nacional, integrou o projeto Sotaques do Fole (2011- 2012), percorrendo todo o Brasil numa série de 108 shows. Segundo a jornalista e pesquisadora Maria Luiza Kfouri, “Toninho Ferragutti traz em seu acordeão a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade e som próprios e únicos, que praticamente reinventam o instrumento.” Além da carreira solo, Toninho tem iluminado, com seu acordeão, discos dos mais diversos artistas da música brasileira.

Neymar Dias é músico autodidata e aprendeu desde criança vários instrumentos de cordas, como viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. Filho de um compositor de música caipira, trazendo em sua memória e história uma vastidão de estilos – do jazz à música erudita, com um profundo conhecimento da música regional brasileira, acumulado desde a primeira infância –, sempre foi notado por sua profundidade e musicalidade ímpares. Neymar tem 5 CDs em sua discografia e, junto com Toninho Ferragutti, foi indicado ao Grammy Latino 2014 com o CD “Festa na Roça”. Realiza intenso e constante trabalho na música popular, atuando como compositor, arranjador e músico de estúdio, inclusive ao lado de importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Mônica Salmaso, Ivan Lins e André Mehmari, dentre muitos outros.

Os ingressos, a partir de R$ 5, podem ser adquiridos no Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades. (Carta Campinas com informações de divulgação)