Em São Paulo – De 15 de junho a 01 de julho de 2018, os coletivos Novo Teatro em Ruínas e Tela Suja Filmes apresentam estreia e temporada do projeto Granizo, O Pão de Trigo Escurece o Céu. A temporada será composta pela exibição do filme (em caráter de work-in-progress e seguido de debate), dias 15, 23, 29/6 às 19h30 e dia 30/6, às 18h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, e apresentação da peça teatral dias 16, 24, 30/6 e 01/7, as 16h, na Rua Tenente Pena (altura do nº 414, localizada a 13 minutos da Oficina Cultural Oswald de Andrade). A proposta de exibir o filme em caráter de work-in-progress busca uma relação ativa e dinâmica do espectador também no cinema, sendo que a cada semana será exibido um corte distinto do filme, transformado a partir deste diálogo com o público.

Dramaturgia teatral e roteiro cinematográfico partem dos mesmos referenciais disparadores: os fragmentos da peça A Padaria, de Bertolt Brecht, o rascunho do libreto de ópera melodramática O Café, de Mário de Andrade, e o livro Os Despossuídos, de Daniel Bensaïd. O material levado a cena no teatro e cinema, inspirados pelos materiais disparadores que foram produzidos à partir da realidade, também dialoga com uma representação documental do tempo histórico atual, à partir da reunião de cinco pessoas que narram e reencenam o assassinato de uma pessoa que lutava contra uma injustiça cometida a uma mulher, mãe de 7 filhos, despejada e espoliada.

GRANIZO é um filme e uma peça teatral sobre derrotados e derrotadas. Narrados, ambos, em um beco sem saída, este também metáfora de um tempo em que vivemos. Um tempo sem saída? Esta é a premissa de provocação do trabalho. Afinal, é neste beco que a história é narrada por pessoas comuns, anônimas e que não possuem o poder de narrar em nosso mundo. Mas persistem em narrar. Resgata-se, portanto, a narrativa oral como resistência e disputa-se no teatro e no cinema contemporâneo, o espaço de narrar a história. Ao propor uma temporada híbrida, divide-se com os espectadores a pesquisa sobre o tema e sobre as duas linguagens artísticas, neste ensaio épico terceiro-mundista de cinema e teatro.

GRANIZO, O PÃO DE TRIGO ESCURECE O CÉU foi escrito e dirigido pelo cineasta e ator Renan Rovida. O elenco é composto por Natasha Karasek, Rafaela Carneiro, Rani Guerra, Rene Costanny e Talita Araujo, que investigam a atuação realista, épica e narrativa em ambas as linguagens – cinema e teatro. A direção musical e trilha sonora é de Bruno Menegatti e a preparação vocal de Rani Guerra, com músicas que narram, distanciam e acompanham a peça e o filme. Cássio Brasil e Ruth Melchior assinam a arte, dando unidade entre as duas linguagens. E a produção do filme e da peça fica a cargo de Maria Tereza Urias.

As duas Obras resultam do projeto Os Despossuídos da Padoca, contemplado pelo Edital ProAC de Artes Integradas em 2017, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo. E nesta temporada conta com o apoio da Oficina Cultural Oswald de Andrade – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Cinema – GRANIZO, O PÃO DE TRIGO ESCURECE O CÉU
Sinopse
Cinco despossuídos se reúnem num beco sem saída e narram uma história durante toda a noite. A história de uma derrota exemplar, como tantas derrotas anônimas dos subjugados do século XX. Uma mulher jovem se levanta contra uma injustiça cometida a outra mulher, mãe de sete filhos, despejada e apartada de seus únicos pertences. Uma reflexão crítica sobre nosso tempo e metáfora sobre tantas injustiças não narradas e naturalizadas em nossa história.

Teatro – GRANIZO, O PÃO DE TRIGO ESCURECE O CÉU
Sinopse
Num beco sem saída no bairro do Bom Retiro, desempregados atuais narram uma história de injustiça e opressão do século XX. As personagens narram a história de um levante em uma esquina, na frente da padaria, pelo direito ao trabalho e, consequentemente, ao pão e ao teto: um levante pelas condições mínimas de sobrevivência.

Temporada GRANIZO, O PÃO DE TRIGO ESCURECE O CÉU
CINEMA (em caráter de work-in-progress)
Datas e Horários: 15, 23, 29/06/18 as 19h30 e 30/06/2018 as 18h30
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Duração: 60 min
Capacidade: 50 lugares

TEATRO
Data e Horários: 16, 24, 30/06 e 01/07/18 as 16h00
Local: Rua Tenente Pena (altura do nº 414) – Bom Retiro
Duração: 80 min
Capacidade: 20 lugares sentados (livre acesso na rua)

Entrada Gratuita (retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria)
Classificação: 12 anos

Ficha Técnica

Realização
Novo Teatro em Ruínas e Coletivo Tela Suja Filmes
Em Parceria com
Desalambrar Filmes
Direção Teatral e Cinematográfica
Renan Rovida
Dramaturgia e Roteiro
Renan Rovida
Colaboração no Roteiro
Bruno Mello Castanho
Direção de Produção Teatral e Cinematográfica
Maria Tereza Urias
Elenco da Peça
Natasha Karasek, Rafaela Carneiro, Rani Guerra, Rene Costanny e Talita Araujo
Elenco do Filme
Natasha Karasek, Rafaela Carneiro, Rani Guerra, Rene Costanny e Talita Araujo, Alice Mello, Anie Calixto Alves Eduardo, Bia Maneja, Carlota Joaquina, Clara Mello, Cristiane Lima, Emily Calixto Alves Eduardo, Fabiana Ribeiro, Gabriel Stippe, Iarlei Rangel, Lucas Guerra, Lucas Manejo, Gustavo Idelbrando, Janaína Silva, Letícia Garcia, Nina Dias, Nina Hotimsky, Rogerio Guarapiran, Rogério Bandeira, Ruth Melchior, Sebastião Garcia, Sergio Carozzi, Suelen Moreira e Thiago Calixto.

Músicas
Deborah Hathner, Janaína Silva, Natasha Karasek, Rafaela Carneiro, Rani Guerra, Rene Costanny e Talita Araujo
Direção Musical e Trilha Sonora
Bruno Menegatti
Preparação Vocal
Rani Guerra
Direção de Arte
Cássio Brasil e Ruth Melchior
Direção de Fotografia
Giovanna Pezzo
Som Direto
Letícia Kamiguchi
Montagem
Alan Siqueira, Lucas Guerra e Renan Rovida
Som Direto Adicional
Erika Beraldo, Gabriel Guerra Pires, Lucas Guerra e Murilo Bortolo
Assistente de Direção Cinematográfica
Julia Rantigueri
Assistente de Direção Teatral
Bruno Mello Castanho
Assistente de Produção
Iarlei Rangel
Assistente de Fotografia
Erika Beraldo
Design de Arte
Jaques Cardeal
Fotos de Cena
Giovanna Pezzo
Gravação de Som
Lucas Vasconcelos
Desenhos do Cartaz
Gabriel Stippe
Arte Gráfica
Natasha Karasek