O idealizador da comunidade As One do Japão, Masashi Ono, fará palestra no Auditório da ADunicamp no próximo domingo, 24 de junho, a partir das 9h30.

Masashi Ono é formado em Psicologia Educacional pela Universidade de Tóquio e participa também no desenvolvimento de programas de educação e apoio para a construção de comunidades intencionais (ecovilas) no Japão, Coreia do Sul e Brasil. Trabalha como educador na Gaia Education Japan e é diretor representante do Scienz Institute. Ono diz que, desde estudante, vive em busca da construção de uma sociedade sustentável. Foi morador da Vila Yamaguishi, em Jaguariúna, 1.997 a 2.000.

A palestra, que será seguida de roda de conversa, Masashi Ono vai falar sobre sua experiência em “Tecer Comunidades” na organização Comunidade Suzuka As One, criada há 16 anos e que está na origem da criação do projeto da Rede. A As One, uma eco comunidade urbana, atua há 16 anos no Japão, instalada em Suzuka, cidade de 200 mil habitantes situada a 370 quilômetros ao sul de Tóquio.

Para os que nela vivem ou a conhecem, trata-se de uma experiência única de vida, produção e organização social. “É um experimento de sociedade onde qualquer pessoa pode viver feliz livremente, sem punições, sem confrontos nem raivas. Como uma grande família, sem preocupação com dinheiro, a comunidade mantém várias empresas, organizadas sem normas fixas ou rígidas, sem chefia, sem ordem, sem responsabilização”, apontam, em texto conjunto, Alam Minowa e Romeu Leite, da Vila Yamaguishi, e que também participarão da roda de conversas com Ono na ADunicamp.

De acordo com Minowa e Leite, trata-se de um experimento inovador “que está chamando a atenção do mundo”. “É uma experiência singular de uma eco comunidade urbana, de relações humanas sustentáveis, onde as pessoas podem viver de acordo com elas mesmas e estabelecendo íntimas conexões com o outro”. Eles lembram que o próprio nome da comunidade, que deu origem ao projeto da Rede, tem origem em sentimentos humanistas e inovadores. O nome é inspirado numa frase da música [Imagine] de John Lennon: the world will be as one! (o mundo será como um só!).

A palestra está sendo promovida pela ADunicamp, por meio de GT Moradia, em parceria com a Vila Yamaguishi, e é voltada para os membros da VilaConviver e a todos os interessados. (Com informações de divulgação)

SERVIÇO
Local: ADunicamp
Setor Universitário 851, Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas – SP
Contato: (19) 3521-2471
Data: Domingo 24/junho
Abertura do espaço e recepção: 09:30
Início da Apresentação: 10h00
Roda de conversa: 11h30
Realização: ADunicamp, Rede As One Brasil, Vila Yamaguishi.
Mais informações