A Forma da Água

Pelo terceiro ano seguido, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, realiza o seu Festival de Inverno apresentando oito produções recentes premiadas, polêmicas, imperdíveis, para esquentar as noites frias de junho. A seleção dos filmes é do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa.

Confira abaixo a programação com sinopses, datas e horários dos filmes selecionados para esta terceira edição do evento.

Sexta, 8 de Junho, 19h30
UMA MULHER FANTÁSTICA
direção de Sebastian Lelio
Marina (Daniela Vega) é uma mulher trans. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele. Ela luta por seu direito de sofrer – com a mesma energia ininterrupta que ela exibiu quando lutou para viver como uma mulher. Chile, 2017. Colorido, 104 min. Censura 16 anos.

Sábado, 9 de Junho, 19h30
BLADE RUNNER 2049
direção de Denis Villeneuve
Após descobrir um segredo enterrado há muito tempo, que ameaça o que resta da sociedade, um novo policial embarca na busca de Rick Deckard (Harrison Ford), que está desaparecido há 30 anos. EUA, 2017. Colorido, 164 min. Censura 10 anos.

Sexta, 15 de Junho, 19h30
120 BATIMENTOS POR MINUTO
direção de Robin Campillo
Na França dos anos 1990, o grupo ativista Act Up intensifica seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento da aids. França, 2017. Colorido, 143 min. Censura 16 anos.

Sábado, 16 de Junho, 19h30
PROJETO FLÓRIDA
direção de Sean Baker
Moonee, uma agitada garotinha, faz novas amizades nas redondezas dos parques Disney. Ela vive com a mãe em uma hospedagem de beira de estrada e as duas contam com a proteção do gerente Bobby na batalha diária pela sobrevivência. EUA, 2017. Colorido, 115 min.

Uma Mulher Fantástica

Sexta, 22 de Junho, 19h30
ARTISTA DO DESASTRE
direção de James Franco
O aspirante a diretor Tommy Wiseau (James Franco) e o ator Greg Sestero (Dave Franco) se mudam para Los Angeles para alcançar o estrelato em Hollywood. Wiseau banca a produção de “The Room”, além de escrever, dirigir e atuar no filme. O resultado é controverso, com críticas negativas e que se tornou um clássico cult justamente pelos seus defeitos. EUA, 2017. Colorido, 104 min. Censura 14 anos.

Sábado, 23 de Junho, 19h30
LADY BIRD
direção de Greta Gerwig
Christine McPherson está no último ano do colégio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora. EUA, 2017. Colorido, 95 min. Censura 12 anos.

Sexta, 29 de Junho, 19h30
TRAMA FANTASMA
direção de Paul Thomas Anderson
Nos anos 1950, Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) é um renomado e confiante estilista que trabalha ao lado da irmã, Cyril (Lesley Manville), para vestir grandes nomes da realeza e da elite britânica. Sua inspiração surge através das mulheres que, constantemente, entram e saem de sua vida. Mas tudo muda quando ele conhece a forte e inteligente Alma (Vicky Krieps), que vira sua musa e amante.EUA, 2017. Colorido, 130 min. Censura 12 anos.

Sábado, 30 de Junho, 19h30
A FORMA DA ÁGUA
direção de Guillermo Del Toro
Elisa (Sally Hawkins) é uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem anfíbio está sendo mantido em cativeiro. Quando Elisa se apaixona pela criatura, ela elabora um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho. EUA, 2017. Colorido, 123 min. Censura 10 anos.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)