No mês de julho, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, realiza uma homenagem ao cineasta japonês Isao Takahata, um dos fundadores do Studio Ghibli, falecido em abril de 2018, com a exibição de cinco de seus filmes.

O ciclo “Tributo a Isao Takahata” tem curadoria de Andreia Reis e do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

Veja abaixo mais detalhes de toda programação do ciclo. As exibições são gratuitas e seguidas de debate.

Terça, 3 de Julho, 14h
O TÚMULO DOS VAGALUMES
direção de Isao Takahata
Um dos filmes mais assistidos no Japão, Túmulo dos Vagalumes narra a história de dois irmãos que perdem tudo durante a Segunda Guerra Mundial. Este filme conta o outro lado da Guerra, sendo considerado um clássico. LEGENDADO. Japão, 1988. Colorido, 93 min. Classificação livre.

Terça, 10 de Julho, 14h
MEMÓRIAS DE ONTEM
direção de Isao Takahata
Taeko é uma mulher solteira que se dedica apenas ao trabalho. Ela sai de sua nativa Tóquio pela primeira vez e viaja a Yamagata para visitar a família da irmã durante a colheita anual de açafrão-bastardo. Ao longo da viagem, ela começa a questionar se sua vida estressante é o que desejava quando jovem. LEGENDADO. Japão, 1991. Colorido, 119 min. Classificação livre.

Terça, 17 de Julho, 14h
POM POKO – A GRANDE BATALHA DOS GUAXININS
direção de Isao Takahata
O crescimento de Tóquio durante os anos 60 originou uma explosão urbanística nos subúrbios; montanhas foram aplanadas e florestas abatidas. Os tanuki, uma espécie de guaxinins, vêem-se ameaçados pelo desenvolvimento dos humanos: a área habitável reduz-se, bem como os recursos alimentares. A falta de comida conduz a guerras internas, mas a sabedoria dos anciões canaliza a energia e a frustração de todos os tanuki contra o inimigo comum: o Homem. LEGENDADO. Japão, 1994. Colorido, 119 min. Classificação livre.

Terça, 24 de Julho, 14h
MEUS VIZINHOS, OS YAMADAS
direção de Isao Takahata
A família Yamada é uma família como todas as outras, com os mesmos dilemas, alegrias e descobertas. Os pais lidam com cada situação com humor, tentando demonstrar todo o amor que sentem pelos filhos. LEGENDADO. Japão, 1999. Colorido, 104 min. Classificação livre.

Terça, 31 de Julho, 14h
O CONTO DA PRINCESA KAGUYA
direção de Isao Takahata
Kaguya era uma bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio imperador. DUBLADO. Japão, 2013. Colorido, 137 min. Classificação livre.

(Carta Campinas com informações de divulgação)