A exposição “O espantalho que não mente”, do Coletivo Olho Latino, poderá ser vista até o dia 21 de junho na Galeria do Espaço Cultural Casa do Lago na Unicamp.

A temática “O espantalho que não mente” veio a consolidar o projeto dos “Espantalhos” iniciado em 2016 e que foi sendo desenvolvido com a inserção de novas obras. Para a concepção da mostra atual, o Coletivo Olho Latino apresenta obras tridimensionais com esculturas feitas com materiais diversos, tendo a xilogravura como destaque em todas as criações.

A mostra é apresentada em caráter itinerante e em cada exposição é exibida com novas variações, caracterizando sempre em perfil expositivo inédito, reunindo a essência da produção realizada com o tema dos “Espantalhos” que alcança êxito por onde é exposta. No exterior os “espantalhos” já foram vistos no “1º Festival de Videoarte Mata Negra de la Patagonia Austral” da Argentina e na “VII Bienal de Lo Inusitado” realizada no Centro Cultural Brasil Peru da Embaixada do Brasil em Lima.

Para o curador, Paulo Cheida Sans, a mostra é a concretização de um projeto de produção artística extensa, possibilitando ao visitante conhecer um modo peculiar de criação coletiva onde cada artista, mesmo tendo a sua marca pessoal, contribui para a formação de um visual único e característico da equipe, reforçando a presença do coletivo como um dos principais do país nesse gênero.

A mostra do Coletivo Olho Latino reúne cerca de 20 obras realizadas por artistas de várias cidades do interior do Estado de São Paulo. Todos os expositores possuem currículos com inúmeras participações e todos são professores da área de Artes. Participam: Alex Roch, Bruno NITZ, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Lari Leite, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo e Tiago Rego.

O manifesto do “Espantalho”, que alude aos problemas sociais da atualidade, pode ser visto AQUI. A exposição estará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, na Galeria do Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp, situada na Av. Érico Veríssimo, 1011 – Unicamp – em Campinas. Em 7 de junho, às 16h, acontecerá o encontro com os expositores no local da mostra. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição: “O espantalho que não mente” – Gravuras e Esculturas do Coletivo Olho Latino
Curadoria: Paulo Cheida Sans
Expositores: Alex Roch, Bruno NITZ, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Lari Leite, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo e Tiago Rego
Período da mostra: 29 de maio a 21 de junho de 2018
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Local: Galeria do Espaço Cultural Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Unicamp – Campinas, SP
Entrada Gratuita