Nos próximos dias, Campinas recebe três eventos de artes plásticas e visuais.

No dia 10/06, domingo, acontece a 3ª edição do projeto “Trânsito Livre”. No dia 12/06, será aberta a exposição individual KFÉ, série de pinturas do artista Renato Stegun, e também no dia 12/06, poderá ser vista a exposição coletiva “Corpos São”, com curadoria de Fabiano Carriero. As exposições acontecerão simultaneamente na Casa de Vidro (Lago do Café).

A 3ª edição do projeto “Trânsito Livre” acontece das 10h às 17h e serão seis ateliês abertos, seis espaços se-transando-traçados em um domingo. Os espaços de arte independente abrirão as portas simultaneamente. Um dia para conhecer alguns desses muitos artistas que existem na cidade de Campinas, cada um no seu habitat natural: seus estúdios, ateliês ou espaços de produção.

O público em geral está convidado para transitar e circular. O Trânsito Livre engloba dois bairros; o antigo centro e o centro novo (Vila Industrial e Centro). Os transeuntes poderão, além de conhecer o estúdio do artista, se aventurar pela paisagem urbana central, entender seu espaço, suas praças, as casas centenárias e vilas.

Espaços confirmados:

Ateliê 8 – R. Antônio Cezarino, 332
com Paula Éster, Danilo Perillo e Marcelo Moscheta
——————————
Ateliê Oráculo – R. Sete de Setembro, 850
com Kate Manhães, Rhelga Westin, Oliveira França(convidado), e Alexandre Silveira (convidado)
——————————
Ateliê Fabricio Nery- R. Dr. Quirino, 1500, apto 4
——————————
Folha – Arte e Quitutes – R. Dr. Sales de Oliveira 1383
com Fabiano Carriero e Renato Stegun
——————————
Torta – R. Duque de Caxias, 537
com Paula Monterrey Sobral, Miriam Kajiki (convidada)
——————————
Atelier Arte e Expressão – R. Amador Bueno, 56, Vila Industrial
com Fábio Bittencourt

Já a exposição KFÉ, do artista visual e publicitário Renato Stegun, apresentará ao público a série que conta com 17 obras em técnica mista sobre tela e papel inéditas do artista, todos trabalhos produzidos entre 2017 e 2018.
No final do ano de 2017, Renato Stegun recebeu convite para uma residência artística no Ateliê Folha em Campinas/SP. Desde então, transferiu seu ateliê para lá e começou a produção em busca de novas experimentações dentro de seu trabalho de pintura. Aos poucos a série “KFÉ” nasceu com forma e conteúdos um pouco diferentes do que vinha produzindo. Algo sendo lapidado aos poucos, com conversas e debates junto ao seu parceiro de ateliê Fabiano Carriero.

“A base do trabalho continua a busca pelo autoconhecimento e, ao mesmo tempo, procuro explorar soluções para provocar no público o olhar mais introspectivo”, conta Stegun.

“KFÉ é substantivo feminino que dispensa artigo e brinca com as palavras de um mundo capaz de crer, gestar, gerar, abrir-se, conectar-se, sangrar, conceber, extrair beleza até do sofrimento.
Composta de 17 telas em técnica mista, a mostra KFÉ revela o amadurecimento do artista visual Renato Stegun diante de sua exponencial contemplação ao universo feminino, que lhe é tão caro, pleno de fé, variando da introspecção abissal à abertura extrema a outros planos.” (Ligia Testa – Produtora artística)

“Nossa relação direta em consciência do plano físico com a hipótese de convivência em pelo menos mais um plano (de princípio não físico, invisível), projeta uma ação praticamente indissociável com o que podemos denominar fé. Independente de crenças religiosas ou dogmas. A série KFÉ apresenta um conjunto de composições gráficas que representam, sob meu ponto de vista, essa conexão entre os planos físico e não físico ou, se preferir, racional e intuitivo. Essa representação leva em consideração a hipótese que esses planos se interpenetram e portanto, não coloca-se literal ou explícita nas imagens de suas composições, mas brinca-se com símbolos e pistas espalhadas pelas obras. Por outro lado, não carrega simplesmente essa função. Nasce de um apanhado, em muitos (ou quase todos) momentos do processo de criação, involuntário. Desta forma, considero-o autobiográfico, seja no repertório visitado e colocado no suporte (no ato da pintura), seja na intenção mesmo de tratar determinado momento de minha própria vida. No meu dia a dia a aplicação da fé, o ato de seguir em frente mesmo não sabendo o que terei que enfrentar, é praticamente obrigatório”. (Renato Stegun)

De 12 de junho a 15 de julho, também poderá ser vista na Casa de Vidro a exposição “Corpos São”.

Corpos São; você já notou como um corpo fala, através do seu movimento, ou da sua vontade de libertar-se, você notou? Como um corpo responde, ora intimidado, ora confuso. Essa exposição coletiva, que é composta pelos artistas Seu Constante, Fabio Barella, Nelson Ribeiro, Carriero e Junior Lopes, traz em cada uma das técnicas ou peculiaridades a respeito do tema desde pinturas em suportes diferentes até fotografia e retratos em retalhos.

O conjunto dessa exposição vem trazer à tona a inquietude de cada corpo/artista explorando a pergunta o que corpos são? Será movimento? Revolta? Liberdade?, abrindo um parêntese com a frase “mente sã, corpo são”. Podemos questionar em tempos de “macunaísmo” o que será um corpo são, ou o que corpos são? Com esse desejo de inquietação, cinco artistas expressaram através de um pano de fundo suas respostas, a procura do equilíbrio entre mente e corpo, pensar e fazer.

“Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo”
Coração Tranquilo, Walter Franco

(Carta Campinas com informações de divulgação)

KFÉ
exposição de pinturas de Renato Stegun
abertura dia 12 de junho, das 19h às 22h
visitação de 12 de junho a 15 de julho de 2018
de terça à sexta das 10h às 16h, sábado das 9h às 13h
entrada gratuita
Local:
Casa de Vidro (Lago do Café)
Avenida Doutor Heitor Penteado, 2145 – Taquaral – Campinas-SP