Nessa sexta-feira, 8 de junho, será aberta na Biblioteca Zink a exposição “Elas por Elas: Mulheres Brasileiras por nossas Desenhistas”. A exposição tem curadoria do cartunista e pesquisador Zé Roberto Graúna, que chamou algumas artistas do coletivo Elas por Elas que, com suas Artes, dão destaque a grandes mulheres, figuras icônicas da sociedade brasileira.

Elas por Elas – As Desenhistas Brasileiras é um projeto que reúne mais de 70 artistas brasileiras, veteranas e iniciantes, de diversas localidades do país. A ideia do coletivo é poder divulgar nossas artistas, assim como levar ao público as biografias das desenhistas, artistas plásticas e ilustradoras que atuam no mercado editorial nacional.

O coletivo já participou de três exposições no Rio de Janeiro, sempre exibindo artes onde o tema é a mulher brasileira. Homenagem à Leila Diniz, em 2013; as atletas brasileiras, durante a realização dos jogos olímpicos no Rio, em 2016; e Nair de Teffé, em março de 2018, foram os eventos realizados, contando com desenhistas habilidosas na arte da ilustração, escultura, pintura, arte digital e caricatura.

Na exposição na Biblioteca Zink, as artistas exibem uma pequena coleção de suas artes. As artistas que estão nesta exposição (Andréia Stelling, Cláudia Kfouri, Fani Loss, Lidiane Dutra, Lili Detoni, Liliana Ostrovsky, Livia, Maria Bastos, Maria Rita, Maryangela, Nat Forcat, Patrícia Brasil, Rosana Amorim, Synoöve, Very Saiki e Yara Souza) escolheram desenhos retratando mulheres consagradas da sociedade brasileira como Elis Regina, Fernanda Montenegro, Nair de Teffé, Maria da Penha, Hebe Camargo, Rita Lee, Zilda Arns ente outras.

O coletivo mantém uma página no Facebook com fotos, vídeos e a lista completa das artistas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Exposição Elas por Elas: Mulheres Brasileiras por nossas Desenhistas”
Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Avenida Benjamin Constant, 1633 Centro, Campinas
Abertura: 8 de junho
Visitação: de 8 a 30 de junho, de 2ª a 6ª, das 9h às 17h