Evento Tunguska, ocorrido em 1908 na Sibéria

No próximo dia 30 de junho, o Astrolab – Divulgação e Ensino de Astronomia e o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp realizam o Asteroid Day (Dia do Asteroide) que terá observações com telescópio e palestra com a professora Carola Dobrigkeit Chinellato sobre raios cósmicos e astronomia, e o professor Pedro Holanda sobre cosmologia, ambos docentes do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp. Não é necessário ter conhecimento prévio no assunto para compreender as palestras.

O Asteroid Day (Dia do Asteroide) ocorre anualmente em 30 de Junho. É uma campanha global de conscientização, na qual pessoas de todo o mundo se reúnem para aprender sobre asteroides, o perigo de impacto que eles podem representar e o que podemos fazer para proteger nosso planeta, famílias, comunidades e as próximas gerações dos impactos futuros de asteroides.

O Dia do Asteroide é realizado no aniversário do maior impacto na história recente, o Evento de Tunguska 1908, na Sibéria. Um asteroide relativamente pequeno, com cerca de 40 metros de diâmetro, devastou uma área despovoada com o tamanho de uma cidade grande. Mais informações sobre a campanha Asteroid Day podem ser vistas AQUI.

Veja abaixo as atrações confirmadas para o evento:

Palestra: “Defesa Planetária: Deflexão de Asteroides”
Você sabia que existem milhões de asteroides com órbitas próximas à Terra, e que existe o risco de colisão com o nosso planeta azul? Para falar um pouco sobre o que nós podemos fazer em nossa defesa, teremos uma palestra com o engenheiro Rodolfo Negri, doutorando no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em mecânica espacial e controle.

Lançamento de mini-foguete com Antares Unicamp
A Equipe Antares de Espaçomodelismo, formada por alunos da Unicamp, fará uma apresentação seguida de um lançamento de mini-foguete.

Palestra de Cosmologia, com o professor Pedro Holanda, do Instituto de Física Gleb Wataghin – Unicamp.

Palestra sobre raios cósmicos e astronomia, com a professora Carola Dobrigkeit Chinellato.

Mais informações no evento criado no facebook e também na página do Astrolab – Divulgação e Ensino de Astronomia.

O Astrolab também realiza no próximo dia 20 de junho, das 19h às 22h, uma observação dos astros no Museu Exploratório da Unicamp. As observações acontecem todo mês, após a lua nova, utilizando o telescópio refletor do professor Rafael Leão, docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC). Quem possui um telescópio, pode levá-lo e até mesmo aprender com o grupo a usá-lo. (Carta Campinas com informações de divulgação)