A gastronomia por trás das festas juninas e julinas

.Por Murilo Gagliardi.

Toda festa junina ou julina que se preze tem quadrilha e seu popular “casamento na roça”, música temática com violeiro e sanfoneiro, pau de sebo, fogueira e pessoas fantasiadas a caráter, prontas para entrar no clima. Para completar a festa, não podemos nos esquecer de toda a gastronomia por trás desta grande festividade.

Entre os quitutes, os mais conhecidos e tradicionais salgados são: Cuscuz, Tortas, Espetinhos de Carne, Canja, Cachorro Quente, Pipoca Salgada, entre outros. Agora, os doces, esses são um show à parte: Cocada, Maria-mole, Pé de moleque, Paçoca, Arroz Doce, Pamonha, Curau de Milho, Doce de Leite e de Abóbora, Maçã do Amor, Batata-doce, Canjica, Milho Verde cozido ou assado, Queijadinha, Pipoca Doce, etc. Ainda tem os bolos que completam a mesa: Fubá com Erva Doce, Fubá Cremoso, de Mandioca, Cenoura com cobertura de Chocolate e Bom-bocado de Fubá.

Para esquentar a noite, Quentão (pinga, gengibre, cravo e canela) e Vinho Quente (vinho tinto seco, açúcar, maçã, cravo e canela) são as bebidas típicas.

As Festas Juninas surgiram na Europa e são a reunião das três principais festividades religiosas de junho, como o Dia de Santo Antônio, São João e São Pedro. Elas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, durante a colonização. A tradição europeia se fundiu com a indígena, que justamente na mesma época de junho, acontecia a celebração da agricultura através de rituais praticados pelos índios. Sendo assim, podemos dizer que essa miscigenação de culturas tradicionais foi super positiva, até porque houve também a inclusão da cultura africana entre elas um pouco mais tarde.

Muitas pessoas ainda confundem o propósito do nome festa julina, mas ele não passa de uma expressão que faz referência às tradicionais festas juninas que se estendem ao mês de julho.

Não importa se a festa é em junho ou julho. O mais importante é aproveitar ao máximo a festividade, com as brincadeiras, pratos típicos e toda essa alegria que contagia qualquer um.

Murilo Gagliardi é Ceo do site Sabor à Vida Gastronomia