.Por Luís Fernando Praga.

A frase título do texto remete à entrevista coletiva do ex-treinador corintiano Fábio Carille, no dia 20/05/2018, após o empate em 1 a 1 contra o Sport, na Arena Pernambuco. Carille se indignou com especulações transmitidas como verdades a respeito de sua então possível transferência para o futebol árabe.

Enquanto o próprio Carille afirmava haver apenas conversas entre seu empresário e representantes do clube Al-Hilal, GRANDE PARTE DA IMPRENSA MENTIROSA DAVA A TRANSAÇÃO COMO CERTA.

Conforme Carille antecipou, pessoalmente, em todas as suas entrevistas, eram apenas conversas, não estava nada certo, tanto que NÃO DEU CERTO.

Essa grande parte da imprensa mentirosa não se dá conta de que há seres humanos envolvidos nas notícias que ela vende. Sim, a nossa imprensa fatura à custa da mentira e se, ocasionalmente, ela divulgar uma verdade, tudo bem, vende também.

Sou um ex-amante do futebol, um corintiano ex-roxo e, como boleiro teórico, sou quase um craque e um grande cabeça de bagre, dependendo do olheiro, mas ainda gosto de esportes e de um jogo bem jogado. Entretanto boicotei a tv globo, não vejo nada de lá, nem os jogos do Timão. Mudei minha audiência para os canais ESPN, que, em minha opinião e sem generalizar, fazem um jornalismo esportivo bem melhor que a concorrência, apesar de raramente transmitirem jogos do Corinthians.

Declaro aqui minha decepção com o canal ESPN Brasil e com alguns de seus colunistas a quem respeito e dos quais admiro o posicionamento na carreira jornalística, que, no dia seguinte à frase de Carille, em momento algum admitiram, no mínimo, seu equívoco, algo que justificasse a carência de veracidade nas informações transmitidas exaustivamente sobre a saída do técnico.

Se Carille disse que não havia nada certo, essa era a verdade da pessoa envolvida e não há dinheiro que transforme uma mentira em verdade.

No dia seguinte ao “negócio não fechado”, todos os comentários dos jornalistas esportivos vinham no sentido de desqualificar Fábio Carille, de ridicularizá-lo perante a opinião pública, de colocá-lo como “plano B do time Árabe”, de julgar como arrogante e destemperada a afirmação de que “GRANDE PARTE DA IMPRENSA BRASILEIRA MENTE DEMAIS!”. Todos fizeram questão de dizer que “aqui não vai nenhum tipo de corporativismo, mas o Carille é muito despreparado para a pressão e precisa pensar mais antes de falar”.

Numa emissora de rádio, a CBN, chegaram a afirmar que Carille havia vislumbrado um extrato bancário milionário e que ficou deslumbrado, planejando um futuro que não veio: “Agora que o negócio gorou, ele ficou desesperado e quer descontar na imprensa. Menos, Carille, menos!”.

Sim, toda a imprensa esportiva brasileira ouvida por mim sobre o assunto foi CORPORATIVA, EVASIVA, CRUEL, MERCENÁRIA E DESUMANA ao tratar do tema. Todos os veículos ouvidos por mim se esforçaram em ridicularizar o técnico que fez de um time limitado o bicampeão paulista e atual campeão brasileiro.

Quanto aos canais ESPN, a decepção foi parcial, pois não pude deixar de me lembrar que se trata da empresa que demitiu José Trajano por falar verdades.

Nesse meio quem não tem o rabo preso a interesses escusos, que declare logo sua independência e não se faça de ofendido com a afirmação de Carille.

Jornalista sério, ainda mais em época de golpe de estado, precisa sim ser jornalista íntegro e constatar, por A+B, que “GRANDE PARTE DA IMPRENSA BRASILEIRA MENTE DEMAIS!”. Jornalista de verdade deve lutar contra o mau jornalismo; e jornalista de verdade precisa ter ética e escrúpulos para com os seres humanos envolvidos em suas notícias.

Carille foi esculhambado em rede nacional por vários veículos de comunicação, apenas porque tais veículos deram como certa uma notícia que não se concretizara e Carille tratou o fato como mentira. Ficaram ofendidinhos e vingativos, e isso é bem perigoso para um jornalista, pois o sentimento de vingança o afasta ainda mais da verdade.

Apesar da imprensa e da imagem que ela tenta desmoralizar, Carille, “tirando leite de pedra”, continua com números impressionantes na história do Corinthians e do futebol brasileiro.

Ontem, 22/05/2018, Carille anunciou sua saída do Corinthians para o futebol árabe, mas para outro time. O Al-Wehda, de Meca. A imprensa, hoje, também fez questão de dizer que é um time pior que o Al-Hilal, sem tradição e vindo da segunda divisão do futebol da Arábia Saudita. Afirmaram que Carille terá muitas dificuldades e que pode ficar “esquecido” para o futebol de alto nível no mundo árabe.

A VERDADE é que FÁBIO CARILLE está partindo e deixará muitas saudades no coração do torcedor corintiano. A VERDADE é que FÁBIO CARILLE parte peitando a imprensa golpista e mercenária brasileira e isso tem muito valor pra quem é rebelde e sedento por transformações! A VERDADE é que eu não gostaria de passar mais nem um dia num país onde a imprensa distorce, deturpa e manipula tanto, se a vítima das calúnias e inverdades fosse eu, por isso eu te entendo e dou meu máximo apoio, GRANDE FÁBIO CARILLE!

Confrontar, questionar e colocar em “saia justa” a superpoderosa imprensa brasileira e aqueles seus subalternos com cifrões nos olhos, principalmente hoje em dia, período em que a imprensa tem exercido o nefasto papel de manipular o povo a fim de golpear a democracia, é uma prova de muita coragem e uma obrigação moral de todo cidadão que conhece a coragem que tem.

Parabéns, FÁBIO CARILLE!

Ah, outra coisa: A VERDADE é que a proposta do Al-Wehda é melhor que aquela envolvida nas conversas como o Al-Hilal e FÁBIO CARILLE deve receber R$30.000.000,00 por 2 anos de contrato, cerca de um milhão, duzentos e cinquenta mil reais por mês.

CHUPA, IMPRENSA MENTIROSA, MERCENÁRIA, INVEJOSA E VINGATIVA BRASILEIRA! (Sem generalizar: só vale pra parte da imprensa que vestir a carapuça).