Em São Paulo – Há sete anos em cartaz com o monólogo “Dama da Noite”, uma adaptação do conto de Caio Fernando Abreu, o ator e produtor cultural Luiz Fernando Almeida se mantém em cartaz de forma independente às quintas-feiras, no novo Cabaret da Cecília, em São Paulo.

Desde a estréia, em 2011, na cidade de Santos, o ator percebeu que para garantir um público cativo e realizar temporadas longas, seria importante democratizar o acesso. “Eu não sou famoso. As pessoas dizem ter medo de monólogos. Então, eu quis, de alguma forma, facilitar o acesso e criar a consciência de quanto vale a cultura, é uma questão cultural, mas também política, diz Luiz Fernando Almeida.

Dirigido por André Leahun, o espetáculo revela as angústias de uma pessoa que não consegue se inserir no mundo em que vive. A personagem expurga todo o seu desprezo pela sociedade que a exclui.

Com clima intimista, a montagem é ambientada em um cenário que deve ser escolhido pela imaginação do espectador – pode ser uma balada, um bar, um clube ou qualquer outro lugar.

A montagem ganhou uma adaptação cinematográfica em 2014, dirigida por Dino Menezes. O curta-metragem já foi exibido em vários festivais nacionais.

O espetáculo esteve entre os finalistas do “Aplauso Brasil 2013”, nas categorias de melhor ator, diretor e figurino e foi indicado a prêmios da comunidade LGBT na categoria Melhor Espetáculo Teatral LGBT.

Sinopse: No palco, o ator Luiz Fernando Almeida encarna a personagem e as angústias de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê e vive. A direção é de André Leahun, com texto de Caio Fernando Abreu.

Recomendação: 18 anos – Local: Cabaret da Cecilia (Rua Fortunato 35) – Sessões: Todas as quintas-feiras, às 21h. Até 26 de julho. Ingresso: Sistema Pague quanto puder (o público decide o quanto vale a exibição). (Carta Campinas com informações de divulgação)