A denúncia do blog do Mário Augusto Gonçalves na Folha, de que milícias armadas ligada a ruralistas estão bloqueando as estradas, coincide com o mapa dos bloqueios nas estradas.

Os estados agrícolas são os que têm o maior número de bloqueios.  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais, por exemplo, são estados com grande número de bloqueios. Veja mapa.

Segundo o colunista, funcionários de uma empresa constataram que os bloqueios estão dominados por milicianos armados que ameaçam caminhoneiros e os impedem de sair com os caminhões.

Outra indicação de que são miliciados que estão bloqueando as estradas está na falta de ação da Polícia Militar. Violenta contra professores e trabalhadores, a PM não age e se submete aos bloqueios. Adulados com faixas pelos milicianos, militares não agem.

Essa também foi a denúncia do presidente da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes,  que falou que ‘intervencionistas’ (golpistas de extrema-direita) estão bloqueando as estradas e impedindo a passagem de caminhoneiros.

Veja as vozes que emergem da chamada ‘greve’.