O espetáculo “Andêmos” estreia neste mês de maio e leva ao público de Hortolândia, Campinas e Monte Mor apresentações gratuitas. Com realização do Gato Coletivo Artístico, a peça celebra os dez anos do grupo.

A criação da montagem surgiu de pesquisa e entrevistas com quinze moradores de Hortolândia que contaram suas histórias de chegada ao município. Em cena, atores e músicos revezam-se em diversos personagens na brincadeira de contar e recontar as histórias daqueles que saíram de seu lugar de origem.

Com sonoplastia e trilha sonora original executadas artesanalmente ao vivo, o elenco entoa versos do Samba Rural Paulista (ou Samba de Bumbo) e acompanha o ritmo da viola e do catira, tradicionais manifestações da cultura popular, além do sax e flauta em uma montagem que liberta o ator para transitar entre os personagens e dialogar com o público, colocando-o em relação com suas memórias e vivências.

Além da temporada em Hortolândia, “Andêmos” segue sua itinerância pelas cidades de Santana do Parnaíba, Campinas e Monte Mor. Após a circulação da peça, o material de gravação das entrevistas se transformará em documentário.

Em 2017, o Gato Coletivo Artístico completou 10 anos e ganhou uma “lembrancinha” muito especial: a premiação do Projeto “Aqui somos todos migrantes” pelo edital de produção de espetáculo inédito através do Governo do Estado de São Paulo. Daquele primeiro encontro numa sala de aula no centro de São Paulo até hoje foram vários elencos: adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, atores profissionais, não-atores, pessoas… Gente que se interessou pelos temas, pela gestão coletiva do grupo, pela metodologia do Teatro do Oprimido, e principalmente, gente que queria expressar-se por meio do teatro.

A migração dos fundadores do grupo para Hortolândia resultou numa combinação com sabor de comida mineira: jovens atores, velhos militantes do teatro e músicos da cena numa panela-sala de ensaio aquecida por memórias pessoais e coletivas, com notas de cultura caipira e um punhado de “sustância artística”.

O Gato Coletivo Artístico foi fundado em junho de 2007, na Baixada do Glicério, São Paulo/SP, migra para cidade de Hortolândia em dezembro de 2011. O grupo trabalha com diferentes técnicas, como: teatro jornal, teatro documentário, Agit prop, teatro fórum e Teatro Épico. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica: 
Atuação: Anderson Zotesso, Giovana Campos, Islaine Garcia, Simone Rodrigues, Thairine Barbosa
Música ao vivo: Felipe Macedo e Regina Lima
Direção: Alice Possani
Dramaturgia: Anderson Zotesso e Alice Possani
Trilha Original: Felipe Macedo
Cenário e figurinos: Mariana Soares
Produção Executiva: Uelber Assis
Realização: Gato Coletivo Artístico
Designer gráfico: Bruno Cardoso
Assessoria de Imprensa: Carina Bentlin
Fotografia: Maycon Soldan
Captação de Imagem: Gato Coletivo Artístico
Edição do Documentário: Anderson Zotesso

18/05 às 20h e 24/05 às 15h
Local: Escola de Artes Augusto Boal
Endereço: Rua Casemiro de Abreu, sem número, Jardim Amanda II, Hortolândia.

25/05 e 26/05, às 20h
Local: Auditório da EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim
Endereço: Rua Maria Lourdes Cangleriane Cancian, 92, Bairro Remanso Campineiro, Hortolândia.

28/05, às 10h30
Local: Instituto Federal de Hortolândia – IFHTO
Endereço: Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n – Vila São Pedro – Hortolândia.

30/05, às 20h
Local: Cine teatro Coronel Raymundo
Endereço: Rua Suzana Dias, 300, Santana de Parnaíba.

9/06 e 10/06, às 20h
Local: Centro Cultural Casarão
Endereço: Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, bairro Terras do Barão (em frente ao bairro Vila Holândia). Distrito de Barão Geraldo, Campinas.

13/06, às 19h30
Local: Ginásio Joaquinzão
Endereço: Rua Capitão Augusto Steffen, 57 – Jardim Planalto, Monte Mor.
Entrada gratuita em todas as sessões