O documentário “Afastando Muros” é um filme brasileiro, dirigido pela cineasta Ana Petta, baseado na história de Arnaldo Lemos, hoje com 81 anos, educador e ex-padre, que viveu os principais acontecimentos históricos e políticos brasileiros do século 20. Arnaldo tornou-se seminarista, professor e padre, porém, mais tarde, deixou a Igreja Católica em plena Ditadura Civil-Militar brasileira e abraçou outras causas, como a educação e o humanismo. Há mais de 50 anos, Arnaldo tem na sala de aula sua “segunda casa” e hoje leciona nos cursos Ciências Sociais, Direito, Pedagogia e Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O longa-metragem, que teve financiamento coletivo por meio de plataforma virtual, será exibido pela primeira vez em Campinas no dia 19 de maio, às 11h, no Cineflix do Galleria Shopping.

O filme foi idealizado por seus colegas de trabalho, também professores, e seus familiares. “Pensamos assim: Arnaldo tem uma história de vida riquíssima, que se confunde com a própria história do Brasil, além de ser uma das maiores referências quando o assunto é Educação. Ele também é um apaixonado e conhecedor de cinema, então por que não fazermos um filme sobre ele?”, se perguntou um dos idealizadores do documentário, o sociólogo e professor Glauco Barsalini. A ideia foi rapidamente abraçada pelos demais amigos, familiares, alunos e ex-alunos, que, juntos, em uma campanha virtual, arrecadaram 23 mil reais, quantia que permitiu que a história de Lemos fosse para a “tela do cinema”. “Sem essa colaboração voluntária não teríamos conseguido. Acredito que isso só confirma como o educador Arnaldo Lemos foi e é importante para tantos jovens que passaram por suas aulas”, defende Cassandra Von Zuben Lemos, filha de Lemos. “Inicialmente, cogitamos fazer um curta-metragem, com 25 minutos de duração, mas quando entramos no universo dele, percebemos que seria impossível não fazer um longa-metragem”, ressalta a diretora do filme, Ana Petta. As filmagens foram realizadas em 2017 e 2018 nas cidades de Guaxupé/MG e Campinas/SP.

O documentário “Afastando Muros” aborda a relação do ex-padre com a educação, com a política e com o humanismo, retratando sua entrada no catolicismo como seminaristas e mais tarde como Padre. O longa também ressalta o envolvimento de Arnaldo com as causas sociais, o que lhe rendeu o apelido de “Padre Comunista”, principalmente após conduzir uma missa, na cidade de Guaxupé, em Minas Gerais, onde falou com os fiéis sobre as reformas de base, por meio do evangelho. Após a missa, a polícia foi buscá-lo dentro da sala de aula para que ele desse satisfações ao regime civil-militar. Arnaldo também celebrou a missa de sétimo dia para o secundarista, assassinado pela ditadura, Edson Luis. “Logo depois, em 1968, eu deixei a Igreja Católica”, ressalta o protagonista. As razões dessa decisão, o público vai conferir no longa.

O filme sobre o educador Arnaldo Lemos produz alguns ensinamentos, como a importância de escolher a verdade, não importando quem seja o interlocutor; a necessidade das causas humanas; a coragem de amar; não ter medo de lutar e perder ilusões; se renovar, mesmos depois de viver mais de 80 anos; fazer o que se considera correto, mesmo quando a maioria pensa o contrário; afastar preconceitos, pensamentos limitadores e muros morais e dogmáticos; fazer o que se ama e o que dá sentido à vida. “Arnaldo é aquela pessoa que não faz ideia de quantas vidas mudou e continua mudando, o que faz dele singular”, acrescenta o amigo e professor Oscar Merllim. “Hoje, no século 21, precisamos continuar afastando diversos muros, os mesmos de antes e os novos”, conclui Arnaldo Lemos, protagonista do filme.

O longa “Afastando Muros” foi idealizado por Glauco Barsalin, Oscar Merllim, Cassandra von Zuben Lemos Bullentini, Samantha von Zuben Lemos Mantovani e Isaura von Zuben Lemos. Pesquisa/Roteiro de Amanda Cotrim e Direção de Ana Petta.

A exibição terá entrada gratuita. Ingressos disponíveis uma hora antes do evento. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lançamento do Documentário “Afastando Muros”
Quando: 19/05/2018
10h- Retirada de Ingresso
10h30- Recepção de Convidados
11h- Exibição do Documentário “Afastando Muros (70min.)
12h40 Coquetel e Confraternização
Quanto: Gratuito-
Importante: Retirar ingresso 1h antes da exibição do filme. Um ingresso por pessoa.
Local: Galleria Shopping – 2º andar
CINEFLIX – Sala 05
Lugares por ordem de chegada