Com a diminuição da greve dos caminhoneiros e do locaute de transportadoras, o abastecimento na Ceasa Campinas começou a ser normalizado nesta quarta-feira, 30 de maio. A disponibilidade de produtos hortifrutigranjeiros chegou a cerca de 35% (na terça-feira, 29, era de apenas 5%). O diretor técnico-operacional da Ceasa, Claudinei Barbosa, acredita que até domingo o entreposto vai estar operando com 75% da capacidade.

Segundo Barbosa, há disponibilidade no campo de todos os produtos comercializados. “Não faltam produtos na roça. A dificuldade está atrelada a dois fatores: falta de mobilidade nas estradas e falta de combustível. Hoje chegamos a cerca de 35% da capacidade do abastecimento num raio de 50 km, tanto em produção quanto na entrega. E esperamos que as estradas sejam liberadas hoje”, disse o diretor.

O prejuízo estimado já ultrapassa os R$ 30 milhões em produtos que não foram comercializados no entreposto desde o início da paralisação. Já os preços continuam estáveis em relação ao início da semana, com alguns produtos ainda com valor elevado para o público geral (cliente não fidelizado), como a batata e o tomate. A tendência, no entanto, é que esses preços se normalizem à medida em que o abastecimento seja retomado.

Mercado de Flores

No Mercado de Flores o movimento continua bem abaixo do normal. Segundo o gerente do mercado, Alexandre Valle, o número de boxes abertos nesta quarta-feira se manteve estável em 20%, de um total de 340 comerciantes de flores, plantas e acessórios para jardinagem. “Nesta semana o movimento ainda vai ser fraco, até porque temos um feriadão no meio. Acredito que só a partir da próxima segunda-feira é que vamos retomar a normalidade”, disse.

O Mercado de Flores é o maior mercado permanente de flores e plantas ornamentais da América Latina. A Ceasa Campinas é a quarta maior central de abastecimento do País e movimenta, anualmente, cerca de 700 mil toneladas em produtos hortifrutigranjeiros, flores, plantas e acessórios, numa área total de 500 mil metros quadrados, às margens da Rodovia D. Pedro I. (Carta Campinas com informações de divulgação)