Em noite inspirada, o candidato do PSOL a presidente da República, Guilherme Boulos, foi preciso em muitas análises no programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura. Para Boulos, a crise brasileira é reflexo da falta de democracia. “A população não é consultada. Não adianta apertar um botão a cada 4 anos. Precisamos ouvir a população”, afirmou. Ele lembrou o caso da Suíça, que faz uma quantidade enorme de referendos para ouvir a população. A população é praticamente excluída na democracia brasileira. Veja abaixo texto de Renato Rovai e Revista Fórum sobre o programa. Mais abaixo, o vídeo da entrevista.

.Por Renato Rovai.

O Roda Viva não é um programa de grande audiência, mas quando algumas pessoas vão ao seu centro ele atrai um público qualificado e interessado no tema. Por isso, arriscaria dizer que além de simpatizantes do PSoL muitos simpatizantes do PT e lulistas assistiram ao programa de hoje. E digo isso também pela repercussão em grupos de whatsapp.

E neste sentido, Boulos fez um golaço no Roda Viva de hoje e lançou de fato oficialmente a sua candidatura neste programa. Os comentários sobre a sua participação por militantes e dirigentes do PT que este blogueiro leu foram quase todos positivas.

Boulos fala aquilo que muitos petistas gostariam de ver seus dirigentes e possíveis candidatos em caso de Lula ser interditado dizerem. Defende uma reforma tributária profunda, uma reforma da previdência por cima, causas como aborto e a ainda defende Lula como poucos.

Boulos saiu deste programa muito maior do que entrou. E muito mais simpático aos lulistas e petistas. Não é pouca coisa para um partido que tem 20% de apoio na sociedade e para um candidato que tem quase 40% de preferência popular.

Pibinho

O líder do MTST e pré-candidato à presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos, praticamente calou o analista político Rubens Figueiredo durante o “Roda Viva” na noite desta segunda-feira (7).

Figueiredo, em uma pergunta ao psolista, sugeriu que foram os próprios eleitores de Dilma Rousseff que colocaram Temer na presidência e que, agora, o país está “crescendo”. Boulos foi direto: “Vamos combinar, ninguém vota em vice”. O analista ainda tentou rebater e, como o líder do MTST não deixou barato, resolveu focar na economia e repetir que os dados mostram que o PIB brasileiro cresceu 1% no ano passado, o que representaria que o país está “se recuperando”.

Mais uma vez, Boulos foi assertivo: “Hoje o Brasil cresce 1%. Na época da Dilma, vocês analistas chamavam isso de pibinho, hoje chamam de pibão”, pontuou. “Pergunta para o trabalhador que está em casa se o país está crescendo”, completou. (Revista Fórum)

Veja vídeo: