No próximo dia 14/04, sábado, às 19h, o projeto Cine Resista exibe o documentário “O Mercado de Notícias” no Centro Cultural Comunitário Amarais, com entrada gratuita.

A obra de Jorge Furtado traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática de sua profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo, e também sobre casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque.

O surgimento do jornalismo, no século 17, é apresentado pelo humor da peça “O Mercado de Notícias”, escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson em 1625. Trechos da comédia de Jonson, montada e encenada para a produção do filme, revelam sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos.

O cineasta Jorge Furtado (1959) é um dos mais importantes e premiados roteiristas e diretores do país. Ainda na faculdade já escrevia um material que misturava ficção e documentário. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 1984 produziu seu primeiro curta-metragem, “Temporal” (1984). Em 1989 produziu o curta “Ilha das Flores”, premiado internacionalmente.

A partir da década de 90, passou a se envolver com roteiros de séries, minisséries e especiais para a televisão, como “Comédia da Vida Privada”, “A Invenção do Brasil”, “Agosto”, “Memorial de Maria Moura”, “Nada será como antes”, entre outras.

Em 2002, Jorge Furtado estreou como diretor do longa-metragem “Houve Uma Vez Dois Verões”, que recebeu o prêmio de Melhor Filme do Festival do Cinema Brasileiro de Paris. Dirigiu em seguida “O Homem Que Copiava” (2003), “Lisbela e o Prisioneiro” (2003), “Meu Tio Matou um Cara” (2005), “O Coronel e o Lobisomem” (2005), “Antes Que o Mundo Acabe” (2010), “Homens de Bem” (2011), “O Mercado de Notícias”, documentário (2014) e “Real Beleza” (2015).

Após a exibição, o público pode trocar percepções sobre o documentário em um bate papo que contará com a participação dos jornalistas Reginaldo Cruz e Bruna Mozer.

Reginaldo Cruz é graduado em Comunicação Social pela Pontifica Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Universidade de Campinas – Unicamp e mestrando em Desenvolvimento Econômico (Unicamp).

Bruna Mozer é jornalista formada pela PUC-Campinas, com experiência em jornais diários e sites de notícias da região de Campinas e de circulação nacional. Repórter dos jornais Correio Popular, TodoDia, Folha de S.Paulo (sucursal Ribeirão Preto) e correspondente do Estadão em Campinas. Também trabalhou na TV Câmara e hoje atua com comunicação corporativa.

O Cine Resista é uma inciativa das produtoras Cecília Gomes, Fernanda Viana e Tatiane Malta. Desde junho de 2017, o projeto exibe documentários nacionais e promove debates com a participação de especialistas nos temas trazidos a cada sessão. Além dos filmes, cada edição do Cine Resista abre espaço para artistas locais mostrarem seus trabalhos. Nesta edição, um sarau cultural com alunos das escolas da região do Amarais abrirá a programação a partir das 18h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Cine Resista dia 14/04 (sábado)
18h – Sarau cultural
19h – Documentário O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado (2014). 94 min.
Local: Centro Cultural Comunitário Amarais (Rua Bento Simões Vieira, 180 – Jd. Sta. Mônica)
Entrada gratuita