O Ciclo Cinema & Literatura, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe no próximo dia 4 de maio, sexta-feira, às 19h30, o filme “Lavoura Arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho, baseado no romance homônimo de Raduan Nassar.

Radical na literatura, Lavoura Arcaica, o livro do escritor paulista Raduan Nassar encontra, na transposição cinematográfica do cineasta estreante Luiz Fernando Carvalho, um retrato não menos doído, um grito não menos primal do que o da literatura, em imagens primorosamente construídas pela fotografia preciosa do veterano Walter Carvalho (Central do Brasil). Os diálogos transpõem, quase palavra por palavra, o texto primoroso de Nassar, um autor de talento raro. Com Selton Mello, Raul Cortez, Simone Spoladore e Leonardo Medeiros. (Brasil, 2001. Colorido, 172 min).

Lavoura Arcaica, publicado em 1975, conforme observou Leyla Perrone Moisés, uma das maiores críticas literárias do Brasil, é uma versão moderna da parábola do filho pródigo – a mais popular e também uma das mais controversas do Novo Testamento. A linguagem delicada do romance o aproxima da poesia. O livro que trata da miséria interior e da solidão inevitável, traz uma atmosfera pesada, que Nassar tempera com lirismo. A fuga de André desestabiliza a família e sua volta para casa tem consequências trágicas. Trata-se da história de um desejo e sua violência.

O Ciclo “Cinema & Literatura” no MIS CAMPINAS acontece desde agosto de 2011, exibindo, como o próprio nome sugere, adaptações cinematográficas de obras literárias, mas não quaisquer obras. O primeiro critério de seleção dos filmes que compõem o ciclo é justamente a qualidade das obras adaptadas, com isto, nestes quase sete anos de ciclo, já foi possível discutir grandes clássicos da Literatura como Ulysses (James Joyce), “O Processo” (Franz Kafka), “A Montanha Mágica” (Thomas Mann), “Em Busca do Tempo Perdido” (Marcel Proust), “O Processo” (Franz Kafka), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis), “Vidas Secas” (Graciliano Ramos), “Macunaíma” (Mário de Andrade), “O Conto da Aia” (Margaret Atwood), “O Cortiço” (Aluisio Azevedo), dentre outros.

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)