Espetáculo Molavin

Entre os dias 24 e 29 de abril, acontece em Campinas o II Festival de Circo Transversal, co-criado e co-produzido pelos grupos campineiros Cia ParaladosanjoS e Cia Suno. Um Festival Internacional de Artes Cênicas onde o circo é a principal transversalidade.

A força geradora desse projeto nasce da necessidade de criar novos territórios de produção de saberes e espaços de encontros onde possamos compartilhar experiências sensíveis, capazes de alargar nossas perspectivas afetivas, poéticas, estéticas, simbólicas, sociais e políticas.

O Festival propõe uma semana de atividades diversas, entre elas oficinas, mesas de conversa, espetáculos de sala e palco aberto, com profissionais investigativos e criadores de linguagens singulares, que encontram no universo circense um elemento potencializador de suas criações.

Teatro físico, teatro visual, clown, equilibrismo, malabarismo, dança, música, danças aéreas desenham o mapa híbrido das apresentações artísticas que integram a programação. Os convidados são parceiros de uma longa trajetória artística, advindos do Chile, Argentina, São Paulo, Jacarezinho, São José dos Campos além de uma grande representação da cena local.

Realizado de forma independente, os ingressos serão no chapéu, uma contribuição democrática ao final de cada espetáculo, que será revertida a todos os artistas participantes.

Espetáculo Molavin

O Festival desse ano traz sete espetáculos, todos trabalhos solos, com destaque para Matias Donoso (Chile), Tato Molavin (Argentina), Adelvane Néia (Jacarezinho), Daniel Salvi e Cia Suno (Campinas) além da presença de um dos Doutores da Alegria, o Palhaço Klaus, da La Cascata Cia Cômica (São Paulo) em dois espetáculos e uma oficina. Esse ano a programação ainda traz duas produções inéditas criadas especialmente para o Festival: “Voôs Possíveis” resultado cênico do Laboratório de Danças Aéreas coordenado por Monica Alla do Grupo Ares (São Paulo) e apresentação do espetáculo “Solos Suspensos”, dirigido por Marcos Becker e Marilia Ennes (Cia ParaladosanjoS), gerado pelo encontro de mulheres e transgêneros do circo contemporâneo.

As atividades acontecerão no Centro Cultural Casarão, na Praça do Coco, na Faculdade de Educação e no Teatro de Arena da UNICAMP. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

24/abril – 15h30: Laboratório de Danças aéreas, Monica Alla (Grupo Ares/ SP)
Na FEF Unicamp
Workshop de dois dias sobre Técnicas de rapel e dança vertical com foco em criações de coreografias solos, de duplas, trios e coletivas para estudantes e profissionais de circo, artes cênicas, educação física e demais pessoas com experiência em práticas corporais, sem medo de altura e com muito espírito de aventura com a fundadora do Grupo Ares, Monica Alla, uma das referências nacionais na linguagem da Dança Vertical.
Valor: contribuição voluntária entre R$ 20 e R$ 75
Vagas: 25
Inscrições: [email protected]
16 anos

24/abril – 20h: MAIS UMA CHANCE, com Cia. Duna (Chile)
No Teatro de Arena Unicamp, no Encontro Campineiro de Malabarismo
A cada espetáculo há “mais uma chance” de se conectar com a plateia, como num grande abraço. Através de suas habilidades a energia surge e a magia acontece, montado na sua mini bici, atravessa barreiras junto ao público e mostra sua verdade nua e crua. O perigo está presente em cena, onde o impossível acontece e as barreiras de fogo não podem mais nos deter. Duração: 40 minutos. Classificação livre

Espetáculo O Poste

25/abril – 18h30: O POSTE, com Daniel Salvi (Campinas/SP)
Na Praça do Coco, no Tem Graça na Praça
Um trabalhador deve trocar uma lâmpada queimada no alto de um poste. Uma tarefa simples para um profissional qualificado, mas que pode se tornar uma sequência de peripécias cômicas e catastróficas se realizadas por um “faz-tudo” desatualizado. Em meio às tentativas frustradas e irritações, ele descobre que só precisava relaxar para conseguir alcançar seu objetivo. Duração: 50 minutos. Indicação: livre.

25/abril – 20h: MOLAVIN, com Tato Villanueva (Argentina)
No Centro Cultural Casarão
Se pode esquecer a verdade repetindo uma mentira, uma nuvem de fumo grosso e intangível. Esta Opéra Bufa conta a vida e as visões de Boris, um vendedor de fumaça que, cansado de mentir, procura recuperar sua dignidade. Ainda que tenha que morrer por isso. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

26/abril – 15h30: Laboratório de Danças aéreas, com Monica Alla (Grupo Ares/ SP)
Na FEF Unicamp

26/abril – VÔOS POSSÍVEIS, coordenação de Monica Alla (São Paulo/SP)
Na FEF Unicamp
Apresentação do Resultado Cênico criado durante o Laboratório de Danças Aéreas com a participação de todos os alunos do workshop.

26/abril – 20h: DESFAZER A-MA-LA, com Humatriz Teatro (Jacarezinho/SP)
No Centro Cultural Casarão
Desfazer A-MA-LA nos faz lembrar o retorno de uma viagem ou partir e chegar à outro lugar…
Essa foi a motivação encontrada pela atriz Adelvane Néia da Cia Humatriz Teatro para compartilhar com o público, alguns aspectos do processo de montagem de seu solo A-MA-LA. Desfazer, desmontar e revelar, trata-se de abrir e contar, com um olhar distanciado, o processo de busca e investigação na montagem de um solo, sua experiência como palhaça através do exercício constante na construção de uma trajetória de vida-arte-vida suas dúvidas e conflitos: uma transformação após 20 anos da estreia. Duração: 50 minutos. Classificação 12 anos.

27/abril – 20h: SOLOS SUSPENSOS, coordenação Marilia Ennes e Marcos Becker Cia ParaladosanjoS (Campinas/SP)
No Centro Cultural Casarão
Com objetivo de romper as fronteiras entre as diversas linguagens que envolvem a cena, o corpo e o espaço, Solos Suspensos surge como uma provocação para aeralistas especialmente convidados a experienciarem uma co-criação inédita. Uma noite que reúne artistas mulheres e transgêneros com larga experiência em criação cênica aprofundada e investigações aero-acrobáticas. Ao revisitar seus trabalhos na tentativa de explorar nuances e desvios, a partir de uma partitura física pré-estruturada do repertório pessoal, os artistas serão incentivados a buscar outros meios de abordagem do material expressivo além de visitar campos ainda desconhecidos da performance. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

28/abril – 16h: O BURACO, com Cia. Suno (Campinas/SP)
No Centro Cultural Casarão
Uma palhaça acróbata vinda de uma tradicional família circense se vê no desafio de atravessar um buraco infinito andando em uma corda bamba. Toda sua família tentou e se deu mal: seu avo, seu bisavô, seu tataravô,… sua mãe também tentou, mas conheceu o anão do circo e fugiu com ele. Num cenário composto por um barril, uma mini-banda e uma corda bamba, sob o prisma da comicidade, Fiorella brinca com os conflitos de um palhaço que vive sua situação limite: ter que atravessar um buraco com fundo infinito. Números de mágica e contorcionismo completam a diversão do publico. Com Helena Figueira. Duração 50 minutos. Classificação: livre

28/abril – 20h: ANIMO FESTAS, com La Cascata Cia. Cômica (São José dos Campos/SP)
No Centro Cultural Casarão
Animo Festas é o espetáculo-show do palhaço Klaus, que narra a saga solitária de um animador de festas infantis e seu universo de tristeza e miséria. Bem-vindo ao submundo do palhaço Klaus!