Uma Noite em Saint Jean de Luz (1929), de Man Ray (Foto: Cortesia Man Ray Trust AUTVIS, Centre Pompidou)

Em São Paulo – De 6 de abril a 10 de junho, poderá ser vista no Instituto Tomie Ohtake a exposição “Alucinações Parciais”, nome inspirado na obra de Salvador Dalí, presente na mostra. O Instituto Tomie Ohtake e o Centre Pompidou propõem uma “exposição-escola” com obras-primas de 20 dos maiores artistas modernistas do Brasil e do mundo. O novo formato pretende oferecer uma experiência em que o público possa se aproximar ainda mais dos trabalhos, de seus respectivos autores e do movimento histórico.

O conceito de “exposição-escola” torna-se claro no próprio desenho do espaço expositivo, em que uma arena-auditório central receberá uma intensa programação. Durante todo o período em que a mostra estiver em cartaz, o Instituto Tomie Ohtake promoverá, diariamente, debates, aulas, palestras, workshops, performances, ateliês e visitas orientadas a fim de estabelecer trocas com o público para aprofundar, investigar e ressignificar narrativas relativas ao marcante período da história da arte no século XX. A programação completa conta com mais de 150 atividades. A proposta vai ao encontro da intenção do Instituto de difundir obras e contextos artísticos de grande relevância e abrir caminhos para o debate crítico e a atualização do sentido histórico de cada época.

Concebida por meio de um diálogo entre Frédéric Paul, curador da exposição (Centre Pompidou), e Paulo Miyada, curador adjunto (Instituto Tomie Ohtake), a mostra coletiva pretende esgarçar a discussão sobre o modernismo europeu e brasileiro com dez obras-primas de nomes históricos pertencentes ao Centre Pompidou, que raramente saíram de seu acervo, e dez obras-primas de artistas brasileiros, provenientes das coleções do MASP, Pinacoteca, Museu de Belas Artes- RJ e particulares.

No conjunto do Centre Pompidou estão os artistas e as respectivas obras: Fernand Léger, Adeus Nova York, 1946; Georges Braque, Natureza-morta com violino, 1911; Henri Matisse, Ponte Saint-Michel, c.c 1900; Joan Miró, A Sesta, 1925; Man Ray, Uma noite em Saint-Jean-de-Luz, 1929; Pablo Picasso, Arlequim, 1923; Paul Klee, Rítmico, 1930; Robert Delaunay, Torre Eiffel, 1926; Salvador Dalí, Alucinação parcial. Seis imagens de Lenin sobre um piano, 1931; Wassily Kandinsky, Quadro com Mancha Vermelha, 1914.

A Feira II, 1925, Tarsila do Amaral

Já na seleção de brasileiros estão as pinturas de Anita Malfatti, A estudante, 1915; e O lavrador de café, 1939, de Cândido Portinari; três aquarelas de Cícero Dias, Sonho Tropical, 1929, Sem título, 1928, e Fábula, década de 20; uma escultura de Maria Martins, Tamba-tajá, 1945; a tela de Vicente do Rego Monteiro, Atirador de Arco, 1925; o óleo de Flávio de Carvalho, Ascensão definitiva de Cristo, 1932; o retrato Léa e Maura, 1940, de Alberto da Veiga Guignard; e as obras Menino com lagartixa, 1924, A Feira II, 1925, e Sem título (autorretrato com Adalgisa), 1925, de Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Ismael Nery, respectivamente.

Segundo os curadores, a exposição experimenta uma abordagem no cerne do modernismo europeu e brasileiro, quando Paris ocupava o lugar central em uma rede cultural global que se estabelecia por meio de intercâmbios, contaminações e misturas. “Quão forte é o laço que consegue produzir algum ponto de contato entre o russo Kandinsky e a paulistana Malfatti? Como pode um artista, como Rego Monteiro ou Picasso, ser simultaneamente exótico e exotizante, dependendo de onde os olhamos? O que fazer com a formação vanguardista e a trajetória emigrante de, digamos, Lasar Segall (ou, no sentido inverso, de Man Ray)?”, indaga Miyada.

Por sua vez, Frédéric Paul defende que o rigor científico exigido na construção didática da história da arte pode passar ao largo das obras ao deixar zonas de sombra entre datas e citações. “As obras, sobretudo as mais importantes, nunca se mostram tais quais são. Estão plasmadas pela história e por histórias que as tornam visíveis”, diz, parafraseando Paul Klee.

A entrada é gratuita. Mais informações no SITE do Instituto Tomie Ohtake. (Carta Campinas com informações de divulgação)