A 24ª Semana Italiana de Campinas começa oficialmente neste domingo, 15 de abril, com uma festa regada à comida típica e música ao vivo. Aberto ao público e contando com food trucks, o evento celebra também os 40 anos da Casa D’Italia de Campinas, das 12h às 18h, no Espaço Park Mania, no Cambuí. As atividades da Semana Italiana continuam até o dia 22 de abril em Campinas e celebram a cultura, gastronomia e cinema italiano.

A festa deste domingo vai trazer maravilhas da gastronomia italiana. Roberta Sorello estará com seu food truck recheado com saborosas massas italianas. O chef Domenico Busi irá preparar deliciosas piadinas (pão típico italiano), além de cannoli (sobremesa feita com massa frita) e degustação de limoncello (licor de limão). O “The Captain Truck” levará hambúrgueres e lanches especiais preparados com toques italianos, além de barracas de polenta, vinhos italianos, sorvetes italianos, cervejas, refrigerantes e água. Tudo a um preço acessível.

Na parte musical, a atração fica por conta do cantor Jonas Francisco, com um repertório composto por clássicos da música italiana, como Sapore Di Sale, Volare, Champagne, entre outras.

A Semana Italiana na cidade prossegue até os próximos dias com uma série de atividades, fazendo parte também dos eventos paralelos da 2ª Mostra Internacional de Cinema Italiano, promovida pela Prefeitura de Campinas. A Semana termina no dia 22 de abril (domingo) com a celebração de uma missa em italiano, na Igreja São Joaquim e São Roque, no Distrito de Joaquim Egídio, e a tradicional spaghettata no salão social da Subprefeitura de Joaquim Egídio. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira a programação completa:

15 de abril (domingo)

11h – Abertura da Semana Italiana com o hasteamento da bandeira e a execução dos Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro – Coral Pio XI e o Maestro Urban na Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí).

Das 12h às 18h – Festa Italiana com comidas típicas, food truck, bebidas e música ao vivo, no Espaço Park Mania (Rua dos Bandeirantes, 395 ou Rua Sampaio Ferraz, 452. Cambuí). Entrada grátis. Porções a preços acessíveis.

16 de abril (segunda-feira)

19h – Sessão de Cinema com o filme “Benvenuto, Presidente”, uma comédia tipicamente italiana dirigida por Riccardo Milani, na Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.

17 de abril (terça-feira)

20h – Entrega do Título de Cidadão Campineiro a Paulo Moretti, na Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Só para convidados do homenageado.

18 de abril (quarta-feira)

19h – Palestra sobre a imigração italiana, com a pesquisadora da Unicamp Ana Carolina Muniz, na Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.

20h – Apresentação da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), na Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí). Entrada grátis.

20 de abril (sexta-feira)

18h – Abertura da 2ª Mostra Internacional de Cinema Italiano nas salas de Cinema do Shopping Iguatemi Campinas. Só para convidados.

21 de abril (sábado)

Das 08h às 12h – Prova Tiradentes de Ciclismo, na Avenida Mackenzie em Sousas. Inscrição na Secretaria Municipal de Esportes.

22 de abril (domingo)

11h – Missa celebrada em italiano com o Coral Santana na Igreja São Joaquim e São Roque em Joaquim Egídio.

12h – Tradicional Spaguettata no Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio. Entrada grátis.