Inspirado nos programas de notícias de rádio e tendo a máscara como mote, a bailarina Daniela Alvares Beskow reestreia o solo “Meia Hora: Um rádio espetáculo pelo fim da violência contra as mulheres” no próximo dia 16 de março, sexta-feira, às 19h30, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo.

O trabalho foi lançado em agosto de 2017 na abertura da Mostra Seda em Campinas e chega em novo formato em 2018. O tema do espetáculo é a violência contra as mulheres no Brasil. A máscara com os olhos fechados propõe metáforas
para abordar as estatísticas de mulheres violentadas todos os dias no país: sem rosto, se transformam em números, sujeitos tornados desconhecidos no discurso público.

A não visão e a relação com o espelho também propõe um questionamento da construção social da feminilidade, que reflete o que não vê, promovendo um distanciamento de si, mediado pelas expectativas sociais do que é ser mulher.

Meia Hora é um programa de rádio que se passa em 2028 e apresenta o seguinte panorama: não há mais violência contra as mulheres no Brasil. O espetáculo propõe as reflexões: que tramas sociais queremos construir e quais queremos
destruir?

A reestreia conta com a parceria de Maíra Prates na criação da iluminação. O texto dramatúrgico é o primeiro de Daniela Alvares Beskow, que é também escritora. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Meia Hora: Um rádio espetáculo pelo fim da violência contra as mulheres
Concepção, dramaturgia e execução: Daniela Alvares Beskow
Criação da iluminação: Maíra Prates
Fotografia: Nina Pires
Duração: 30-40 min.
Faixa etária: 14 anos

Meia Hora: Um rádio espetáculo pelo fim da violência contra as mulheres
16 de março, sexta-feira, às 19h30
Senhas a partir das 19h. O ingresso é no chapéu.
Abertura do Dia Mundial do Teatro do Oprimido
Centro Cultural Casarão
Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Distrito de Barão Geraldo, bairro Terras do Barão