A Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe nos próximos dias 16, 17 e 18, sexta-feira e sábado às 20h, e domingo, às 19h30, o espetáculo “Quarto de Despejo”, texto baseado na obra de Carolina Maria de Jesus.

Escritora de grande importância para a literatura brasileira, porém desconhecida, Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, Minas Gerais. Mas foi numa favela em São Paulo que ela tornou-se escritora e produziu a obra pela qual seria conhecida até hoje: “Quarto de Despejo”, que a Franco Produções encena na Sala dos Toninhos com direção de Claudio Lima.

Catadora de lixo e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, na segunda metade da década de 50, Carolina usava os cadernos que encontrava no lixo para escrever sobre seu cotidiano e pensamentos. Em seu diário, ela detalha o cotidiano dos moradores da favela e, sem rodeios, descreve os fatos políticos e sociais que via.

O espetáculo apresenta a vida de Carolina, uma vítima da pobreza e do desespero e o lugar imposto à quem vive na linha do limite. Em sua narrativa, Carolina descreve a dor, o sofrimento, a fome e as angústias dos favelados. Seu texto é considerado um dos marcos da escrita feminina no Brasil. Hoje, seu livro está na lista dos mais vendidos e lidos no Brasil. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo: – Quarto de Despejo
Texto baseado na obra de Carolina Maria de Jesus
Quando: Sexta-feira (16/03); às 20h;
Sábado (17/03); às 20h;
Domingo (18/03); às 19h30
Indicação: 12 anos
Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”;
Praça Cel. Floriano Peixoto, s/n, Centro
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.
Retirada de senhas-convites 1 hora antes do espetáculo.