A Associação dos Docentes da USP (Adusp), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (Andes), a Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp), a Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), além de vários sindicatos, movimento estudantil e outras organizações, estão convocando pessoas para o ato que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 21, às 17h, no Largo São Francisco, em São Paulo.

O ato será em homenagem a socióloga e vereadora Marielle Franco (PSOL), que foi assassinada no Rio de Janeiro.

“A luta pelos direitos humanos, incluindo a denúncia da violência policial no Estado do Rio de Janeiro, era uma das bandeiras empunhadas por Marielle Franco, e o Andes-SN manifesta grande preocupação a respeito desta tragédia, que ocorre no momento em que há um aumento da militarização do estado do Rio de Janeiro, o qual se encontra sob autoritária intervenção das forças armadas”, anotam os organizadores.

Segundo o Andes-SN, assim como as lutas encampadas pela entidade, sempre encontravam com Marielle pelas ruas da cidade. “O nosso luto por Marielle deverá ser transformado em resistência e luta em sua homenagem e respeito. O assassinato de Marielle representa também o extermínio da população negra, das mulheres e moradoras de favela. Não vão nos calar! Por Marielle e todas as mulheres negras, pobres e faveladas que são exterminadas pela quadrilha no poder a serviço do capital. Marielle, presente! Anderson, presente!”, anotam.

Também participam do evento as seguintes entidades: Sinteps, Sintunesp, Sintusp, STU, DCE-Livre da USP, CA XI de Agosto, APG-USP, DCE da Unicamp, CSP-Conlutas, Luta Popular, Juntos!, Núcleo de Consciência Negra da USP, Sindicato dos Advogados, Sintrajud, Rede Emancipa, Anel, Quilombo Raça e Classe e Movimento Mulheres em Luta.