Obra de Amanda Moa

Obras de 11 alunas formadas no Instituto de Artes (IA), da Unicamp, fazem parte da mostra coletiva “Las Meninas”, que pode ser vista no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) até o dia 13 de maio. A abertura acontece nesta quinta-feira, 22, às 19h.

Com curadoria do professor Sergio Niculitcheff, a exposição reúne trabalhos das artistas Amanda Moa, Caroline Gaspar, Diana Lanças, Érica Burini, Isabelle Ferrão, Júlia Stradiotto, Lilian Walker, Ludmila Porto, Maysa Sigoli, Melissa Gouveia e Paula Chimanovitch. “Esta exposição busca ainda enfatizar que o Museu é um componente de lugar público para o uso e usufruto da comunidade, também no sentido de abrigar e difundir a pesquisa e produção cultural e artística realizada na universidade”, destaca o curador.

As obras contemplam uma ampla gama de estilos artísticos e também foram feitas com uma variedade de procedimentos, como desenho, pintura, escultura, fotografia, recorte, colagem, costura, entre outros.

“O grupo se apresenta bastante heterogêneo e diversificado”, afirma Niculitcheff. “Entretanto, podem ser levantados alguns pontos em comum fazendo algumas relações por afinidades de procedimentos. Com exceção das obras de Ludmila Porto e Diana Lanças, a figura humana é uma recorrência em todo o coletivo; apesar de, a seu modo e de maneira mais indireta e dissimulada, Lilian Walker também recorrer à figura”, analisa.

Para ele, “a expressividade é mais visível em Maysa Sigoli e Paula Chimanovitch, e até mesmo, de uma forma não tão exacerbada, em Isabelle Ferrão. O traço e o desenho aparecem com força e elegância nas obras de Amanda Moa e Caroline Gaspar. A construção e geometria podem ser vistas nas obras de Diana Lanças e Ludmila Porto. O espaço em uma abordagem que se aproxima da pintura metafísica está presente em Diana Lanças e, de certa forma, em Erica Burini. Delicadeza permeia as obras de Julia Stradiotto e Melissa Gouveia”, conclui. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Las Meninas”
Curadoria: Sergio Niculitcheff
Abertura: 22 de março, das 19h às 22h
Visitação: 22 de março a 13 de maio/ 2018
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Av. Benjamin Constant 1633. Centro. Campinas). Telefones: (19) 21160346 e (19) 32364716
Horário de funcionamento:
De terça a sábado, das 10h as 18h (quinta, das 10 às 22h);
Domingos e feriados – das 9h às 12h / segunda-feira é fechado