No próximo dia 23 de março, às 20h30, como parte da programação do Deguste Tugudum, o grupo Mawaca apresenta o show Nana Pariret no Espaço Tugudum, em Campinas.

O grupo Mawaca apresenta o seu mais recente projeto iniciado há 22 anos, quando as vozes femininas ainda eram pouco ouvidas. Jogando luzes sobre um repertório cantado por grupos minoritários, as cantoras do Mawaca se despem da instrumentação poderosa que sempre as acompanhou e se debruçam sobre pérolas vocais à capella de diversos lugares, mostrando as demandas das mulheres em tempos remotos e atuais.

Reunindo canções transmitidas pela tradição oral em arranjos que dialogam com a contemporaneidade, as seis cantoras – que também tocam percussões – nos conduzem por tradições mediterrâneas, africanas e asiáticas, resultado de extensa pesquisa realizada pela arranjadora e diretora musical do grupo Magda Pucci. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades vocais múltiplas, explorando timbres vocais, criando estéticas sonoras únicas. Nama Pariret apresenta dois conceitos que permeiam o trabalho dessas cantoras: Nama é a força vital para a etnia Dogon de Mali e Pariret é o termo usado para se referir às coisas belas na visão dos Ikolen-Gavião de Rondônia. A cantora Rita Braga compôs uma música inspirada nesses dois conceitos que será apresentada nesse show pela primeira vez.

Diversas canções inéditas formam ‘Nama Pariret’ como o canto occitane Tant Deman; Ga Da Meilin – tema das montanhas da Mongólia; a polifonia vocal dos pigmeus Babanzele, o sonoro protesto das tabaqueiras sul-italianas (Fimmene) em conexão com as destaladeiras de fumo de Arapiraca; a orientalizada melodia sefardi Dos Amantes, La Liebre – sevillana das viejas do sul da Espanha, Banderita Colorada – canto das cajeras do semiárido argentino conectado com o ritmo das caixeiras do Maranhão e por fim, dois cantos das camponesas búlgaras que muito inspiraram o Mawaca nos primórdios. Também constam no show uma homenagem aos refugiados, como o lamento haitiano Mayi a Gaye e Min Beryia do Curdistão mesclada ao coco de Mestre Verdelinho Grande Poder que fazem parte do projeto Inquilinos do Mundo, lançado em 2013.

Em alguns momentos, ambiências eletroacústicas criadas por Miguel Barella e projeções de Fernanda Cirelli irão contribuir para uma imersão sinestésica. Com figurinos assinados pela jovem estilista Jessica Vidal, as cantoras se acompanham de diversos tipos de percussão como frame drums orientais, gongos, cajón, objetos caseiros, castanholas, tamburellos e outros. Um show intimista com muitas sutilezas que dá voz a diversas mulheres do mundo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Vozes e percussão: Angélica Leutwiller. Cris Miguel, Magda Pucci, Rita Braga, Zuzu Leiva e Valéria Zeidan.
Concepção, arranjos e direção musical: Magda Pucci
Produção: Amanda L. Moraes

Deguste Tugudum : Mawaca – Nana Pariret
Data: 23/03
Horário: 20h30
Preço: R$ 60,00 / R$ 40,00 (antecipado)
Pagamento: Site (www.tugudum.com.br), Dinheiro ou Cartão de Débito
Grupo: Mawaca
Show: Nana Pariret
Vozes e percussão: Angélica Leutwiller. Cris Miguel, Magda Pucci, Rita Braga, Zuzu Leiva e Valéria Zeidan.
Concepção, arranjos e direção musical: Magda Pucci
Produção: Amanda L. Moraes