Qual seu esporte favorito? Tênis, natação, futebol, poker ou vôlei? Seja qual for, saiba que a cidade de Campinas conta com diversos clubes de recreação dedicados a estas e muitas outras modalidades. Portanto, agora não existe mais aquela desculpa para ficar em casa sem fazer nada. Abaixo, listamos alguns dos estabelecimentos onde você pode participar de aulas esportivas ou apenas se exercitar um pouco com o que gosta mais de fazer.

Para incentivar um dos esportes mais populares do Brasil, a Sociedade Hípica de Campinas organiza aulas de vôlei para adultos duas vezes por semana por uma mensalidade de apenas R$70. Os únicos requisitos são um atestado médico e um calçado com amortecimento adequado. As atividades são ministradas nos ginásios do clube e na academia de musculação. Diversas outras modalidades são oferecidas no local como os tradicionais Futebol e Atletismo, até esportes mais diferenciados como o Tecido Acrobático e o Tamboréu.

Fundado em 1973, o Esporte Clube Banespa de Campinas (BANESCAMP) é um dos espaços mais tradicionais da cidade para recreação e a prática de atividades físicas. Para aqueles que quiserem se tornar sócios, o clube conta com uma boa infraestrutura – piscinas variadas e campo de futebol. Duas vezes por semana há um encontro dedicado aos aposentados em que diversas atividades são realizadas: jogos de cartas, bocha, futebol, entre outras. O BANESCAMP fica localizado na Rua Maria Teresa Pedroso de Camargo Biasi, número 55, no bairro Jardim Paineiras.

Se você já é daqueles que prefere exercitar a mente, o Club Mandala é um excelente local para a prática do Poker. Aberto de segunda a sexta, a partir das 14h, e um fim de semana por mês com a realização de um torneio chamado MSOP (Mandala Series of Poker). O estabelecimento conta com agradáveis espaços onde os visitantes podem aproveitar para aperfeiçoar suas habilidades no esporte e participar de campeonatos. Para os novatos, antes de sair jogando nos torneio ao vivo que o clube oferece, a dica é se familiarizar com as noções básicas e as regras que o Poker exige.

Já no Tênis Clube de Campinas há diversas atividades físicas disponíveis, como artes marciais, ballet, basquete, boxe e natação. Mas como o próprio nome do estabelecimento diz, o tênis é a principal modalidade oferecida no local.

Para os interessados em utilizar as dependências do estabelecimento como academia, piscinas e quadras é necessário tornar-se sócio. O clube é bem conhecido na região, já que foi um dos fundadores da Federação Paulista de Tênis.

Em Campinas é possível ainda praticar Jiu-Jitsu em uma das maiores redes mundiais do esporte, a Gracie Barra, que é uma associação brasileira com mais de 700 escolas espalhadas por seis continentes. Fundada por Carlos Gracie Jr. em 1956, a rede cresceu e hoje é reconhecida mundialmente. A sede de Campinas está situada no bairro Jardim Novo Cambuí e conta com uma equipe de profissionais que oferece treinos para pessoas de todos os níveis. Você pode agendar uma aula gratuita antes de se inscrever.