BLITZ

A 14ª edição do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas se encerra no próximo domingo, 25/02, e traz um final de semana com intensa e variada programação. Nos últimos dias do festival, o público campineiro poderá acompanhar espetáculos infantis, de rua, adultos e um espetáculo internacional, além de atividades reflexivas.

Os destaques da programação de sábado, 24/02, são o espetáculo para bebês “A Gruta da Garganta”, que acontece às 11h no CIS Guanabara e a pré-estréia do curta-metragem “A Mulher da Casa do Arco-Íris”, dirigido por Gilberto Alexandre Sobrinho e produzido pelo Laboratório Cisco.

Este é o terceiro curta-metragem de Gilberto Sobrinho, professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação no Instituto de Artes da Unicamp. O curta faz parte de uma trilogia sobre narrativas afro-campineiras e fala sobre Mãe Dango, uma líder religiosa e comunitária que está a frente de um terreiro em Hortolândia e é uma das fundadoras da lavagem das escadarias da Catedral de Campinas. Para Gilberto, “este é um documentário poético que se constitui a partir da biografia e dos trabalhos realizados por Mãe Dango Hongolo. Não é sobre ela, mas a partir dela, o que significa que houve um esforço de nossa parte em, minimamente, restituir em imagens e sons momentos que organizam sua vida e sua obra. Arco-íris é a referência ao Nkisi Hongolo, que rege a vida e a sua casa. (…) elaborar um filme que parta de Mãe Dango é um grande desafio. Em sua história e em seu presente estão camadas de significados de várias ordens. Nós apenas aludimos a algumas dessas forças que são, ao mesmo tempo disruptivas (pois restituem esteticamente uma África que se quer invisível) e resistentes (já que necessariamente defender o candomblé no contexto brasileiro se torna um ato político)”. O filme teve sua pré-estréia mundial no prestigiado festival inglês de documentários de Leeds e será exibido no Instituto CPFL às 19h do dia 24/02, com retirada de senhas 30 minutos antes.

Dialogando com a temática desta edição, que propõe o Festival como um “Território do Encontro” a programação de encerramento acontecerá na região Noroeste da cidade. Nesta edição foi extremamente importante a parceria com espaços e pontos de cultura de resistência da cidade de Campinas, como a Maloca Arte e Cultura, que receberá atividades no sábado, e Casa de Cultura Fazenda Roseira e Casa de Cultura Tainã, espaços que receberão a programação do domingo, que contará com visita na Fazenda Roseira, plantio afro, Pisa na Tradição com o Jongo Dito Ribeiro, almoço especial de encerramento do Feverestival, dois espetáculos teatrais de rua e apresentações musicais com Orquestra Tambores de Aço, Sacicrioulo, Tracajazz e Selekta Tonelada.

Segue abaixo a programação completa deste final de semana. Mais informações podem ser encontradas no SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)

SÁBADO 24.02

10h – RUA – (IN)visibilidade | Rafael Barros (13 de Maio)

11h – INFANTIL – A Gruta da Garganta | La Casa Incierta (CIS Guanabara)

11h – REFLEXIVA – Encontros DiGestão: A produção cultural no Brasil atual | Guga Costa (Redário Cultural), Cynthia Margareth (Núcleo Feverestival) e Dane de Jade (FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri) – (Livraria Pontes)

11h – INFANTIL- Salve, Malala! | Cia. La Leche (Sesc Campinas)

12h30 – REFLEXIVA – Ocupar e Resistir | Cia. La Leche (Sesc Campinas)

15h – REFLEXIVA – Café com Carolina: Repressão da arte | Trupe Olho da Rua + Coletivo de Educação Popular Maloca (Maloca Arte e Cultura)

17h – RUA – Kapu’era | Guga Cacilhas (Maloca Arte e Cultura)

19h – ADULTO – Esperando Godot | Garagem 21 (Teatro Castro Mendes)

19h – Pré lançamento “A Mulher da Casa do Arco-Íris” | Laboratório Cisco (CPFL Cultura)

20h – ADULTO – Internacional – TESTOSTERONE | Rhum and Clay Theatre Company e Kit Redstone (Centro Cultural Casarão)

22h – PONTO DE ENCONTRO – Barracão Teatro – Baile do Barracão

DOMINGO 25.02

9h – Visita na Roseira (Casa de Cultura Fazenda Roseira)

9h30 – Plantio afro (Casa de Cultura Fazenda Roseira)

11h30 – Pisa na Tradição – Jongo | Jongo Dito Ribeiro (Casa de Cultura Fazenda Roseira)

13h – Almoço (Casa de Cultura Fazenda Roseira)

15h – RUA – As Pelejas de Severino em Busca do Boi Suvaco | Canoa Encantada Teatro de Animação (Casa de Cultura Fazenda Roseira)

16h – REFLEXIVA – Conversa com o grupo Canoa Encantada (Casa de Cultura Fazenda Roseira)

17h30 – Orquestra Tambores de Aço (Casa de Cultura Tainã)

19h – RUA – BLITZ – O Império que Nunca Dorme | Trupe Olho da Rua (Casa de Cultura Tainã)

21h – Sacicrioulo + Tracajazz + Selekta Tonelada (Casa de Cultura Tainã)

22h – PONTO DE ENCONTRO – Vila Bar – Festa de Encerramento