O quarteto Quinta Essentia se apresenta neste sábado (3), às 16h30, no Teatro do Sesc Campinas. O grupo é o principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes de música de câmara da atualidade. Sua formação é inusitada, com quatro integrantes e um único instrumento. Inspirada em novos trabalhos, o quarteto fomenta novos públicos e divulga a cultura brasileira e a música de câmara nacional em diferentes países do mundo.

Nessa apresentação, o quarteto de flautas apresenta “Caboclo”, concerto de música erudita de compositores brasileiros, com obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e outros.

Os concertos são para o público um momento mágico de experimentação das infinitas possibilidades da flauta doce. Os ingressos, a partir de R$ 5, estão à venda no Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades.

De uma maneira eclética e muito musical, o Quinta Essentia apresenta a versatilidade da flauta barroca, e da sua família de instrumentos, em diferentes cenários musicais. Na carreira internacional, o grupo já se apresentou na Austrália (2017), Portugal (2016), Estados Unidos (2016), França (2009/2014), Bolívia (2014), Namíbia (2012), China (2010), Itália (2009/2010) e Alemanha (2009).

A crítica musical nacional ressalta a grande contribuição do grupo para a flauta doce, ampliando os espaços de atuação para o instrumento, produzindo conteúdo através de seu blog e formando plateia através de concertos comentados como o FLAUTA, FLAUTINHA, FLAUTÃO!. Em 2007 o grupo criou o ENFLAMA – Encontro Nacional de flauta doce.

Ganhador de diversos prêmios, o grupo possui uma discografia importante para a flauta doce no Brasil. Com o álbum La Marca (2008), o Falando Brasileiro (2014) dedicado à música nacional, a participação em coletâneas importantes como o Diálogos Improváveis (2016) da CPFL e o CD do Festival de Chiquitos (2015), além de seu mais recente trabalho “A Arte da Fuga” dedicado à musica de Bach, o grupo marca a presença da flauta doce brasileira na música de câmara internacional.

Todos os integrantes do Quinta Essentia atuam também como professores de flauta doce. Assim, em paralelo com sua carreira artística, os membros do grupo estão em constante capacitação pedagógica para realizar um trabalho de formação de jovens músicos. O Quinta Essentia volta-se para a pesquisa de repertório e interpretação como forma de divulgar a flauta doce e suas novas composições elaboradas especialmente para essa formação. (Carta Campinas com informações de divulgação)