Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, diversas atividades celebram os festejos de carnaval no Sesc Campinas, com uma programação que traz vivências em danças populares, shows musicais, customização e criação de adereços, criação de instrumentos de sucata e histórias do carnaval.

No primeiro dia da programação, sexta (9), a folia começa às 14h com Um Carnaval de Histórias. Às 15h30, com muito frevo, afoxé, samba e marchinhas, passa pelo Sesc o Bloco De Carnaval Jacaré de Sombrinha, remetendo aos blocos de rua, unindo alegria e o clima quente do carnaval numa mistura tradicional e atual. Encerrando a noite, show com Robertinho do Recife às 20h30, um dos mais destacados guitarristas do Brasil que completa 40 anos de carreira e apresenta sucessos como Baby Doll de Nylon, Seja o Meu Céu, Gemedeira, O Elefante, Encantador de Serpentes, Mordida de Amor, Metal Mania, Frevo Mulher entre outras.

No sábado (10), destaques para Oficina de Máscaras das 11h às 12h30, em que serão apresentadas diversas formas de confeccionar sua própria máscara; Vivência em Danças Populares Para Crianças das 11h às 13h, cuja proposta é passear pela diversidade de danças do Brasil; Máscaras de Diablada acontece das 11h às 14h. Este laboratório é voltado para pais e filhos, promovendo a construção de máscaras em papel. Das 13h às 14h30 é a vez da Oficina Lúdica. Das 14h às 15h os convidados Paulo Pixu e Lili Flor trazem histórias e contos populares através da contação Um Carnaval de Histórias. Às 15h, show musical com Orquestra Brasil Tropicaliente. Na apresentação, composta por teclado, guitarra, baixo, bateria, percussão, trompete e trombone, as cantoras Nani Zac e Zulaiê Breviglieri apresentam ritmos brasileiros com sotaque latino.

Já no domingo (11), a festa começa cedo. Às 10h o educador Sergio Segal traz ao público a oficina Criação de Parangolé. Das 10h30 às 12h30 acontece a Maratona de Ritmos Carnavalescos no Galpão da GMF. Carvavalzinho, com Luisa Toller e Mia, anima a folia dos pequenos através de uma viagem pelas marchinhas com muita interação e participação do público. No meio da tarde acontecem as Oficinas de Adereços e Lúdica, Um Carnaval de Histórias e encerrando o domingo show com Roberto Seresteiro em E as Marchinhas Voltaram às 15h30 no Galpão Multiuso do Sesc Campinas.

Após três dias de folia, ainda tem mais programação na segunda (12). Das 11h às 14h é a vez da vivência Máscaras de Diablada. Também às 11h acontece a Vivência em Danças Populares Para Crianças até às 13h. No mesmo horário, na Área de Convivência, Oficina de Confecção de Instrumentos Musicais com Sucata propõe a construção de seu próprio instrumento musical. Oficina Lúdica, Confecção de Fantasias e Adereços Carnavalescos e a Intervenção Zig Zag são outras atividades que compõem a programação. Na última atividade do dia, o bloco paulistano Fervo da Vila traz no repertório o tradicional frevo de Recife e Olinda em show a partir das 15h30. O bloco Fervo da Vila surgiu pela vontade de trazer a manifestação cultural que é o Frevo para as ruas de São Paulo. A palavra frevo vem de ferver e popularmente errado ‘frever’, daí a inspiração para o nome do bloco. O bloco foi fundado em 2014 e saiu pela Vila Madalena no pré- carnaval de 2015. É composto por uma orquestra com 17 instrumentistas, aproximadamente, mais passistas e 2 porta estandartes. O repertório foi elaborado visando resgatar os frevos tradicionais de Recife e Olinda, dentre eles Vassourinhas, Cabelo de Fogo, Mordido, Frevo Canção, Ó bela, Voltei Recife, entre outros.

E no último dia de Folia, na terça (13), Criação de Mini Estandarte; Vivência em Danças Populares Para Crianças; Oficina de Máscara; Oficina Lúdica; Bloquim Sarauzim com Rodrigo Ciríaco, promovendo um pequeno sarau dedicado e preparado para os pequenos. Por fim, o Bloco Banda Ou Coisa Parecida a partir das 15h30, trazendo ao público forró, samba, frevo e afoxé em clima de bloco de rua. Esse bloco surgiu da união de músicos como Trevisan ex-integrante do “O Teatro Mágico”, juntamente com Emerson Calado do “O Cordel do Fogo Encantado” e atores, com a ideia de reunir para celebrar as possibilidades, a liberdade de ser.

Toda a programação é gratuita. Veja a programação completa do carnaval através do Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)