Neste sábado (24/2), às 19h, o Núcleo Cupinzeiro estreia o projeto “Música: conexões e diálogos” com uma tradicional roda de samba na sua sede, localizada em Barão Geraldo.

Contemplado pelo edital Territórios das Artes no Estado de São Paulo, subsidiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), o projeto será ancorado em três frentes de atividades distintas: Difusão (rodas de samba e de choro, shows, interferência gráfica e exibição de filmes), Formativa (oficinas permanentes de diversos instrumentos e com artistas e grupos convidados) e Intercâmbio (encontro entre o Núcleo Cupinzeiro e o Grupo 4X0). Todas as atividades são gratuitas.

“Dada a carência de espaços artísticos na cidade, o nosso projeto vem propor um diálogo direto com a comunidade e com os seus diferentes públicos. Da mesma forma, amplia a possibilidade de ocupação de nosso núcleo, fazendo uma ponte com diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, artes gráficas, cinema, a partir de uma relação com a música. Como desejamos ser um espaço aberto e acessível aos artistas e grupos, precisamos equipá-lo. Nesse ponto, o projeto nos ajudará com o investimento necessário”, destaca Anabela Leandro, cantora e integrante do Núcleo.

Iniciativas tradicionais do Núcleo, as rodas de samba propõem ao visitante uma experiência dentro da música popular brasileira. Por isso, por lá não há diferença entre espectador e artista. Pelo contrário, todos são convidados a experimentar o diálogo aberto proposto pela música. “Trata-se de compartilhar o momento, um espaço para se sentir bem. Não há divisão ou um roteiro definido. Há sim conversa, abertura para sugestão de músicas e espaço para declamar poesia. Quem vem se sente em casa”, convida a cantora.

No repertório, além de músicas autorais do Núcleo, os integrantes recordam composições de João Nogueira, Roberto Ribeiro, Nelson Cavaquinho, Wilson Moreira e Gonzaguinha. Alimento para alma e, claro, também para o estômago. Anabela explica o motivo: “Como de praxe, nos intervalos serviremos algum tipo de comida. Na roda de estreia, o caldinho de feijão estará no cardápio. Além de promover o acesso às artes, queremos intensificar a convivência entre as pessoas”.

Fundado em 2014, em Barão Geraldo, o Espaço Núcleo Cupinzeiro se tornou um espaço independente dedicado à ação cultural na cidade de Campinas. Desde o início das atividades, o local manteve o objetivo ser um espaço de pesquisa, criação, formação, difusão e trocas de saberes, fortalecendo a cena artística da cidade e do Estado, além de ampliar os laços com a comunidade. Por conta da criação do Bloco do Cupinzeiro, tradicional cordão carnavalesco de Campinas, o Núcleo foi reconhecido com a Medalha Carlos Gomes.

O Espaço Núcleo Cupinzeiro fica na Rua Luis Vicentim Sobrinho, 135, Barão Geraldo, em Campinas (SP). Informações: (19) 3397-1095. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

Atividades Formativas
– Oficinas permanentes do Núcleo (canto, violão, cavaquinho, pandeiro e percussão) com duração de 10 meses e 50% de vagas para bolsistas.
– Oficinas com convidados: Amélia Rabello (RJ), Rafael Toledo (SP), João Camarero (RJ) e Grupo Sabuká Kariri-Xocó (AL).

Atividades de Difusão
– Mostra de trabalhos do Núcleo Cupinzeiro: cinco rodas de samba, cinco rodas de choro e dois shows do repertório do grupo.
– Apresentações com artistas convidados: Daniela Amoroso (BA) – dança; Edu de Maria (SP) – cena/música e Amélia Rabello (RJ) – música.
– Exibições mensais de cinema com curadoria do diretor Hidalgo Romero (SP).
– Interferência gráfica no espaço com a artista Ana Muriel (SP).

Atividades de Intercâmbio
– Encontro entre Núcleo Cupinzeiro e Grupo 4X0 (SP) com show de encerramento.