Neste Carnaval, o grupo de Mulheres pela Democracia em Campinas decidiram dar visibilidade à sua luta permanente na defesa dos Direitos e do retorno de um regime democrático no Brasil. Elas estarão reunidas na praça Durval Pattaro, em Barão Geraldo (em frente à Valise de Cronópio), no sábado, dia 10, às 15h30, para se juntar ao Bloco Caixeirosas, com adesivo no peito, buscando reunir Arte, Festa, Folia e a Luta pela Democracia no Brasil.

As Mulheres pela Democracia são mulheres que atuam na cidade pelos seus direitos e empoderamento e que, juntas, estão se reunindo para discutir a retirada de seus direitos pelo atual governo federal que se intensificou com a aprovação do congelamento dos gastos sociais, da Reforma Trabalhista, e que pode piorar ainda mais caso seja aprovada a Reforma da Previdência. Participam deste grupo várias entidades do movimento feminista, além de mulheres de partidos políticos.

As Caxeirosas é um bloco tradicional no carnaval de Barão Geraldo. Foi fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno, junto aos grupos de Campinas Caxeiras da Guia e Caxeiras das Nascentes, com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar com alegria, tranqüilidade e liberdade, com nos antigos carnavais.

O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos carnavais: a rua e o salão. Após o cortejo em volta da praça com foliões e bonecas gigantes, a banda das Caixeirosas toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mulheres pela Democracia no Bloco das Caixeirosas
Dia: 10 de fevereiro
Horário: concentração às 15h30m
Local: Praça Durval Pattaro, em Barão Geraldo (em frente à Valise de Cronópio)