.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.

Toda criança já sonhou em receber uma cartinha do Papai Noel, Fada do Dente ou quem sabe do Coelho da Páscoa e mesmo parecendo ser uma vontade inatingível, uma loja virtual de cartinhas – criada pela advogada e empresária Iza Garcia, 37, está conseguindo realizar esse sonho da imaginação infantil.

Insatisfeita com o trabalho, Iza Garcia procurou novas inspirações para uma nova ocupação profissional que lhe gerasse renda e também motivação. “Visitei feiras de franquias, li muito sobre empreendedorismo, fiz cursos no Sebrae e viagens”, conta Iza Garcia. E mesmo se informando e procurando opções em meios que ofereceriam uma ideia de negócio, foi em um contexto informal, durante férias com a sua filha, que Iza decidiu qual atividade ganharia sua exclusiva atenção a partir daquele momento.

“Durante uma viagem à Disney, passei 2h na fila para que a minha filha realizasse o sonho de tirar uma foto e ter o autógrafo da Princesa Elsa, que estava no auge do lançamento. Minha filha guardou aquele autógrafo com muito carinho, como uma lembrança valiosa do seu contato com a personagem querida. Naquele contexto, nasceu minha ideia”, diz.

Em menos de dois meses a ideia estava criada e o site da loja virtual estava disponível para receber encomendas de cartinhas, a pedido dos pais, sendo que estes têm a opção de ajudarem na personalização da carta de seus filhos.

Esperando uma cartinha

Para tornar o sonho da criança possível, o processo em adquirir uma cartinha é bem simples. Além dos pais, padrinhos ou avós também são parte do público consumidor. A encomenda da cartinha é feita através do site da loja virtual. Produzida em Brasília, a cartinha encomendada é enviada em poucos dias, com frete grátis, para todo o Brasil.

A produção de cartas funciona durante o ano todo, porém a época natalina é o período com maior número de encomendas, seguido pela Páscoa, mas há muitos outros personagens queridos pelas crianças que podem inspirar as cartinhas. “Mães, pais, avós, madrinhas, tios e adultos carinhosos encomendam cartinhas da Fada do Dente, Fada da Chupeta, de heróis e de princesas para parabenizar as crianças em seus aniversários, formaturas ou quando elas ganham um irmãozinho”, conta Iza Garcia.

Crie sua própria loja virtual

E se for preciso alertar sobre o comportamento não obediente, a criança pode receber uma carta também. “Recebemos muitas encomendas de cartas a serem enviadas para crianças que não estão se comportando muito bem, incentivando a melhorar certos hábitos”, conta.

A campeã de vendas é a cartinha da Fada do Dente. “A lenda diz que a fada troca dentinhos bem cuidados por recompensas e a nossa loja é a primeira no Brasil deste segmento. Temos cartinhas e muitos presentes para incentivar a brincadeira e a higiene bucal adequada”, diz Iza Garcia.

Cartinhas especiais

O serviço da loja virtual é pago, mas o projeto já inclui em suas atividades ações sociais, enviando cartinhas para instituições distribuírem às crianças que não têm pais ou familiares que encomendem as suas. “Em Brasília, anualmente, distribuímos as cartas de presente para crianças internadas no HMIB (Hospital Materno Infantil de Brasília), uma instituição pública que recebe muitas crianças carentes. E em Maceió, apoiamos o projeto Sorriso de Plantão. Escrevemos cartinhas do Papai Noel para as crianças internadas e voluntários as entregam”, conta Iza.

Iza diz que pretende também realizar oficinas de escrita para crianças produzirem suas cartinhas aos seus personagens queridos ou mesmo para alguém especial, mas é uma ideia que ainda não foi possível.

Promovendo a imaginação

O serviço prestado através da loja virtual promove entre as crianças a chance de acreditarem que seus personagens preferidos existem e isso motiva Iza Garcia e toda a ideia por trás do serviço que oferece. “Eu acredito na importância de incentivá-las a acreditar que os personagens existem, que eles sabem que elas são fãs e que é possível ter algum contato (através da carta). Crianças que acreditam em mágica são mais felizes e eu gosto de fazer essa mágica acontecer”, afirma Iza Garcia.

A ideia também promove o contato das crianças com as cartas, fazendo existir um tipo de comunicação que vai perdendo espaço diante dos aparatos tecnológicos e dos serviços que eles oferecem. “Acho válido incentivá-las a escrever e esperar uma resposta”, diz Iza.

E porque não dizer que também a cartinha recebida pela criança vai ajudar os pais e os filhos que precisam de incentivo diante de uma nova etapa da infância, tudo através do texto e da maneira que Iza Garcia encontrou para promover a leitura também. “Os textos incentivam bons hábitos, incentivam a leitura e permitem que os pais eduquem com carinho, já que o personagem pode dar uma forcinha a situações difíceis como a transição para o próprio quarto, o fim da chupeta etc”, conta a entrevistada.

Site da loja virtual Cartinhas