Entre os meses de março e maio, às quartas-feiras, será realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o curso “Introdução ao pensamento de Karl Marx”. O evento fará parte das comemorações relativas aos 200 anos do nascimento deste importante pensador revolucionário.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 16 de março. Serão oferecidas apenas 35 vagas e estas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os que se inscreverem depois de esgotadas as vagas ficarão numa lista suplementar. As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas via facebook ou pelo e-mail [email protected], mediante o preenchimento da ficha de inscrição padrão com os dados pessoais e profissionais dos/as interessados/as. As confirmações serão feitas por correio eletrônico até dia 19 de março de 2018.

Em maio de 2018, se comemorará a passagem dos duzentos anos de nascimento de Karl Marx. Concordando ou não com suas ideias, a verdade é que elas são debatidas em todas as universidades importantes e ainda influenciam os partidos de esquerda e movimentos sociais em todo o mundo. Por isso, Marx é considerado um dos pensadores que mais influenciaram o século 20.

Neste ano, inúmeras obras de Marx e sobre ele serão publicadas no Brasil. Seminários, palestras e debates ocorrerão nas principais universidades e centros de pesquisas, especialmente ligados às ciências humanas.

Por todos esses aspectos é que se justifica a realização do presente curso introdutório ao pensamento desse autor.

O curso tem por objetivo apresentar os elementos básicos do pensamento de Karl Marx em suas diversas dimensões: filosofia, sociologia, teoria da história e economia política. Não se trata de um curso de aprofundamento para os já iniciados no tema. O curso se destina a interessados em geral, estudantes e militância dos movimentos sociais de Campinas e região.

O curso terá um total de 24 horas-aulas e serão oferecidos certificados expedidos pelo MIS-Campinas e demais entidades promotoras aos que comparecerem a pelo menos cinco das sete aulas.

As aulas ocorrerão entre os meses de março e maio – sempre às quartas-feiras a partir das 19 horas. Os dias serão: 21/03; 28/3; 4/4; 11/4, 18/4, 25/4, 2/5 e 9/5.

O curso será ministrado por Orestes Augusto Toledo (Historiador do MIS), Augusto Cesar Buonicore (Mestre em Ciência Política pela Unicamp e historiador do MUCI), Nereide Saviani (Doutora em Educação pela PUCSP, professora aposentada da PUCSP), Lejeune Mirhan (Sociólogo e analista internacional), Sérgio Aloísio Barroso (Doutor em economia pela Unicamp), José Ricardo Figueiredo (Doutor e professor da Unicamp). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Conteúdo e Docência das Aulas:

1ª aula – 21 de março – 19 horas
Panorama biográfico-intelectual de Marx – Prof. Lejeune Mirhan, sociólogo

2ª aula – 28 de março – 19 horas
A filosofia em Marx (O materialismo-dialético) – Profª Drª Nereide Saviani, pedagoga, professora da PUC/SP

3ª aula – 04 de abril – 19 horas
O materialismo-histórico (1ª Parte) – Prof. Augusto Buonicore, historiador do Muci

4ª aula – 11 de abril – 19 horas
O materialismo-histórico (2ª Parte) – Prof. Orestes Toledo, historiador do MIS.

5ª aula – 18 de abril – 19 horas
A crítica da economia política (1ª Parte) – Prof. Aloísio Sérgio Barroso, médico e economista

6ª aula – 25 de abril – 19 horas
A crítica da economia política (2ª parte) – Prof. Dr. José Ricardo Figueiredo, engenheiro e professor da Unicamp

7ª aula – 2 de maio – 19 horas
Atualidade do pensamento marxista – mesa redonda com participação de João Quartim de Moraes (Unicamp), Valter Pomar (UFABC) e Gilberto Maringoni (UFABC) (à confirmar).

8ª Aula – 9 de maio – 19 horas
Exibição do filme O Jovem Marx (de Raoul Peck, com 1h43) seguido de debate.

Promoção: Fundação Maurício Grabois; Sindicato dos Professores de Campinas e Região – SINPRO; Associação dos Professores da PUCC – APROPUCC, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo – SINJOR,

Apoio: Museu da Imagem e do Som – MIS, Museu da Cidade – Muci e Secretaria Municipal de Cultura de Campinas – SMCC.