Nesta quarta-feira (30) o governo venezuelano e a oposição chegaram a um acordo preliminar na República Dominicana. Os últimos detalhes serão discutidos nas próximas 72 horas.

Governo e oposição planejam assinar o acordo definitivo de convivência na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro. Após este terceiro dia do quinto ciclo de negociações na República Dominicana, ainda há necessidade de se chegar a um consenso sobre dois pontos dos seis que estão em discussão.

O representante do Governo da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que nesta quarta-feira (30) foi assinado um ato “onde estão contidos esses acordos de entendimento entre o direito venezuelano, o que implica o colapso e o desmantelamento dos ânimos agressivos e as guerrilhas no exterior e no interior do país”.

“Estamos cansados, mas felizes, dispostos a continuar nesta incessante busca pela paz”, disse o ministro das Comunicações da Venezuela. Ele acrescentou que os detalhes que faltam para a assinatura do acordo definitivo serão esclarecidos nas próximas 72 horas em Caracas, capital da Venezuela.

Por sua parte, o representante da delegação da oposição, Julio Borges, insistiu que a sua presença nas mesas de negociação procurava “construir uma solução para toda a Venezuela”, de modo que “sejam mais pessoas e com mais dignidade”.

“Nem todos os problemas foram resolvidos”, disse o vice-líder venezuelano. “existe um documento que condensa todos os acordos que estão caminhando bem”, disse Borges.

O governo da Venezuela denunciou a pressão dos Estados Unidos para prejudicar as negociações na República Dominicana. (Da Telesur via Nocaute)