As frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, em Campinas, farão um ato nesta segunda-feira, 19, contra a reforma da Previdência, que poderá ser votada na Câmara Federal ainda este mês de fevereiro. O ato terá início às 17h no Largo do Rosário, região central de Campinas.

Segundo os organizadores, a reforma proposta “acarretará no aumento da idade mínima para se aposentar, a redução do valor das aposentadorias, o fim da aposentadoria por tempo de redução entre outras medidas prejudiciais. Não podemos permitir que a nossa aposentadoria fique à mercê do mercado! Temos que lutar pela previdência social e garantir o nosso direito de se aposentar! Diga não a reforma da previdência do Temer!”.

O ato faz parte de uma mobilização que acontece em todo o Brasil. Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, a intervenção militar no Rio de Janeiro anunciada ontem reflete um clima de “desmando” no país, instaurado desde a deposição de Dilma Rousseff. “A culpa disso é o sentimento que o brasileiro tem, de desgoverno, de nau sem rumo, confusão institucional. As pessoas não confiam. Em vez de fazer intervenção, deveríamos antecipar as eleições gerais”, afirmou, receando que a presença das Forças Armadas atinja as pessoas mais pobres. “Me preocupa muito o que pode acontecer no morro.”

Para o dirigente, o presidente Michel Temer “quer um assunto, quer aparecer, influenciar a eleição”. Ele considera que a intervenção pode ser uma medida para desviar a atenção das dificuldades que o Planalto enfrenta para votar a “reforma” da Previdência. “Ele não consegue aprovar porque ganhamos a opinião pública. Não quer se mostrar derrotado, mas o governo foi derrotado. Mas não podemos arrefecer”, adverte Vagner.

A dificuldade do governo em aprovar a reforma – diante da forte rejeição popular – foi evidenciada pelo governo em pronunciamento feito no início desta tarde. Segundo Vagner Freitas, os protestos previstos para segunda-feira em todo o país, contra a “reforma”, estão mantidos. A intervenção, inclusive, agrava a situação, avalia o presidente da CUT. “A falta de segurança não é só responsabilidade do estado do Rio”, afirmou, citando o emenda constitucional de congelamento de gastos públicos, o que inclui a área de segurança pública. “E também por causa de um desgoverno no Brasil, um golpe que depôs uma presidenta legitimamente eleita, a condenação infame do presidente Lula. Isso tudo vai criando uma sensação de desmando.”

O sindicalista acredita que a segunda-feira deverá ser um dia em que os trabalhadores e a sociedade em geral demonstrem “sua insatisfação também em relação ao que tem acontecido no Brasil nos últimos anos, desde o desgoverno Temer”. Em grande medida, avalia, a votação não ocorreu pela pressão feita até aqui. “Boa parte desses deputados não vota pelas pressões que nós realizamos. Eles não têm votos porque fizemos o trabalho de ganhar a opinião pública”, afirmou Vagner, alertando que é preciso manter a mobilização. “Não dá para esmorecer agora. É importante a gente continuar com a guarda alta, pressionando para que a reforma não aconteça.”

Uma possível derrota de Temer e seus aliados na questão da Previdência pode ter efeito, inclusive, para acumular forças pela retomada de outros direitos, atingidos por medidas do governo. Para Vagner, isso demonstra que o governo “não pode tudo”, mesmo com uma ação “violenta e agressiva” em torno do que ele chama de “joia da coroa para quem financiou o golpe”. Pode ser também “o estopim para a gente derrotá-los em outras frentes”.(Carta Campinas/ RBA)