Nos próximos dias 2, 3 e 4 de março, o público poderá pintar, desenhar, bordar, costurar, fotografar, modelar, programar, sob a orientação de artistas e educadores do cenário brasileiro e também internacional como parte do projeto FestA! que chega à sua 2ª edição no Sesc Campinas. O projeto traz também oficinas de tear, de fotografia com a utilização de pigmentos de flores e folhas na impressão, demonstração do trabalho de um luthier, tecelagem, entre outras atividades.

Celebrando a cultura do tear, a artista Tiyoko Tomikawa ensina como utilizar os diferentes tipos de teares em uma dinâmica experimental e coletiva. Tiyoko, que há mais de 30 anos transmite seu conhecimento nas inúmeras técnicas que conhece, apresenta um tear diferente a cada uma das turmas: roca de fiar, pedal, pente liço e alto liço.

Quem tem curiosidade em saber o que faz um luthier pode participar da demonstração Experimentos em Luteria Digital, com os músicos Matheus Leston e Thiago Salas. A dupla mostra ao público alguns objetos sonoros construídos a partir da reapropriação, reaproveitamento e reinvenção de equipamentos eletrônicos e como podem ser utilizados como instrumentos. Eles também participam de um bate-papo para explicar sobre os processos criativos de produção de seus próprios instrumentos eletrônicos.

Na oficina Bordadinhos Fantásticos, o grupo Imã Cósmico convida crianças, acompanhadas dos responsáveis, a criarem desenhos e fúrias (trio da mitologia grega, com bordados coloridos). Com linhas e tecidos, a atividade propõe que exercitem seus primeiros pontos no universo do bordado contemporâneo.

Toda a programação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)