O grupo argentino de jazz instrumental Escalandrum sobe ao palco do Galpão Multiuso do Sesc Campinas na próxima quinta-feira (25), às 20h30, para apresentar seu inédito trabalho de estúdio gravado no Abbey Road em Londres, misturando o repertório com os clássicos de Astor Piazzolla em versões jazz.

Formado por Daniel “Pipi‟ Piazzolla, Mariano Sívori, Martín Pantyrer, Nicolás Guerschberg, Damián Fogiel e Gustavo Musso, o grupo é comandado por Daniel desde 1999. O nome do grupo surgiu da mistura de “Escalandrún” (uma espécie de tubarão que “Pipi” pescava com o pai Daniel, iniciado pelo avô Astor Piazzolla), e “Drum” (tradução de tambor em inglês).

Prestes a completar 20 anos de carreira, o grupo leva editado 8 álbuns de música original, “Bar los amigos” (2000), “Estados Alterados” (2002), “Sexteto en movimiento” (2004), “Misterioso” (2006), “Visiones” (2008), “Piazzolla plays Piazzolla” (2011), “Vertigo” (2013) e “Las Cuatro Estaciones Porteñas (Proyecto Eléctrico)” (2014), assim como shows em mais de 40 países.

Sua música original foi apresentada nos principais teatros da Argentina, Espanha e América Latina. Em 2007 a Fundación Konex colocou o grupo entre as 100 figuras mais destacadas na última década da música popular Argentina e o grupo cantou com Enrico Rava, Dave Holland e John Scotfield. Em 2011 editaram o Piazzolla Plays Piazzolla, disco único que une o tango e o jazz de uma maneira muito fluida. É o tributo de ESCALANDRUM ao grande Astor Piazzolla.

Em 2012 receberam a nominação aos Latin Grammy Awards na categoria “Melhor Album Instrumental”, competindo na mesma categoria com Chick Corea e Al Di Meola. No mesmo ano o grupo fez uma turnê mundial que incluiu duas turnês pela Europa em uma turnê por Israel, e uma série de ações em Nova York onde o ponto mais alto foi o show no mítico “Birdland” junto a cantora Ute Lemper e Paquito D` Rivera. Como resultado dos quase 20 anos de trabalho e êxitos, o projeto “Piazzolla Plays Piazzolla” ganhou 3 vezes nos Prêmios Gardel (os prêmios mais importantes da música na Argentina), como “Melhor álbum de Jazz”, “Melhor álbum do ano” e o aclamado “Gardel de Ouro”. Este último prêmio foi ganhado por grandes da música Popular Argentina como Mercedes Sosa, Luis Alberto Spinetta, Charly García e Fito Páez. O grupo recentemente recebeu duas premiações nos Prêmios Gardel 2015, pelo seu último disco chamado “Las Cuatro Estaciones Porteñas (Proyecto Eléctrico)” (2014), como “Melhor Disco de Orquestra de Tango Instrumental” e “Melhor Produção do ano”, posicionando ainda mais o grupo no topo da cadeia musical argentina. Seu disco autoral chamado “Vertigo”, contem composições originais e um som próprio, sem perder a tradição do jazz. Este disco ganhou o Prêmio Gardel 2014 (maior prêmio a música da Argentina) como “Melhor Disco de Jazz”.

No mês de setembro de 2015, na celebração dos Prêmios Fundação Konex na Argentina, o grupo ganhou o Konex de Platino como Melhor agrupação de Jazz. Atualmente se encontram trabalhando no próximo disco, que contará com participações de artistas brasileiros. Em 2017 lançam dois discos simultaneamente, o álbum SESIONES ION – Obras de Mozart e Ginastera encarando grandes versões jazz desses autores, e o álbum 3001 PROJETO PIAZZOLLA, que junto a grande atriz e cantora argentina ELENA ROGER, recriam as músicas do Astor Piazzolla elevando-as num nível insuperável. Encerrando um grande ano de turnês mundiais, em outubro de 2017, gravaram seus 10 álbuns no mítico estúdio ABBEY ROAD em Londres, no mesmo espaço onde passaram os grandes da história musical do mundo. Este disco será apresentado em 2018, comemorando os 20 anos de carreira grupo.

A apresentação é gratuita e aberta ao público. (Carta Campinas com informações de divulgação)