A Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” estará com uma programação variada nos próximos dias em comemoração ao Dia do Quadrinho nacional (30 de janeiro). O Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink, que chega agora à sua 5ª edição, tem sido feito com a colaboração de diversos parceiros. O evento é uma forma de honrar e fazer conhecer as artes dos quadrinhos; celebrar artistas, roteiristas, editoras, insiders e apaixonados pela Nona Arte.

Veja abaixo mais detalhes de toda programação que é gratuita.

Revoada de Quadrinhos
Hqs Nacionais sairão em busca de leitores em espaços públicos como terminais e pontos de ônibus, praças públicas. Quem encontrar poderá usufruir da leitura e passar pra frente.
As Hqs foram doadas por Maria Rita de Almeida (artista plástica) e Franco de Rosa, (editor e quadrinista) e por Gisela Pizzatto quadrinista de Campinas.
Quando: de 30 de janeiro a 28 de fevereiro 2018

Promoção de HQs em livrarias e lojas especializadas da cidade
Quadrinho Nacional ganha destaque na vitrine e desconto na livraria Pergaminho (loja 1: R Bernardino de Campos, 1049 – Centro)
Destacam o Quadrinho Nacional: Garagem Comics (R. Sacramento, 160 Centro), Attack Comic Shop (r. Dr.Quirino, 1516 Centro)
Quando: 30 de janeiro a 3 de fevereiro.

Feira de HQs
Presença confirmadas: Laudo Ferreira, Gilmar Machado, Ruis Vargas, Gisela Pizzatto, Bruno Bull, Marcel Bartholo, Dadí, Rafael Marçal, Will, Eric Peleias, Digo Freitas, Aline Zouvi, Marcatti, Mario Cau, Caio Yo, Gustaco NS, Gabriela Pendezza, Chairim Arrais, Diego Augusto, Bruno Borovac, Sinnöve Dahlström Hilkner, Fabio Mikk, Alexandre Dal Gallo,Eder e Lua Mondanez, Marcos Choba,Ana Lí,
Quando:03 de fevereiro, sábado, das 11h às 20 h
Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Av. Benjamin Constant, 1633 Centro Campinas

Exposições

“Os Quadrinhos e As Artes Gráficas de Campinas numa Perspectiva Histórica”, uma exposição cronológica das artes gráficas e os quadrinhos na cidade de Campinas. Sob a curadoria de João Antonio Büher, o trabalho visa mapear ou fazer um primeiro recenseamento destas artes em nossa cidade. Esta linha do tempo vai do final do século XIX até os nossos dias. Estarão expostas capas de revistas, gibis, ilustrações de jornais, capas de livros e cartazes, a fim de mostrar um pouco da produção gráfica na cidade.

Nela os visitantes poderão ver uma linha cronológica do tempo, painéis com reproduções de obras e originais impressos. A linha do tempo presente nesta exposição é um primeiro estudo para o que seria uma cronologia da história das Histórias em Quadrinhos e das artes gráficas na Região Metropolitana de Campinas.

O que é uma obra gráfica feita em Campinas? Os critérios foram muitos para se estabelecer se é uma obra campineira, muitos até contraditórios. Ou pelo autor ser da cidade, atuar na cidade, morar por algum tempo em Campinas ou ser publicado por alguma editora da cidade. Nesta cronologia, também se registra o assunto Histórias em Quadrinhos, de uma maneira geral, e não apenas por ser campineiro ou não. Não se trata de uma história gráfica provinciana, mas uma tentativa de compreender como os quadrinhos e as artes gráficas interagiram através do tempo com a nossa cidade.

A Exposição colaborativa “Re-pensando”, sob a curadoria de Débora Garcia e Rafael Ghiraldelli, também faz parte da programação. A exposição tem como proposta temática discutir a representatividade feminina em HQs, filmes, séries, games, etc., através de trabalhos que consistem em homenagens, releituras, redesigns e/ou problematizações acerca do que a indústria cultural vem realizando em relação às personagens femininas nos últimos tempos. Veja mais informações sobre a exposição no evento criado no facebook.

Visitação: até 28 de fevereiro, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 17 horas.
Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Av. Benjamin Constant, 1633 Centro Campinas

Rodas de conversas durante a Feira de HQs

15h30 – Representatividade feminina nos quadrinhos com Débora Garcia e Rafael Ghiraldelli;

16h30 – “Criando uma HQ: Baba Ganush” com Caio Yo ;

17h30 – “Qual é o seu monstro? A construção do medo em Monstruário” com Lucas Oda, Danilo Freitas, Maria Paula Ferraz Dias e Mario Cau, a mediação é do jornalista Delfin

Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Avenida Benjamin Constant, 1633 Centro Campinas
Entrada gratuita