Os sons do Nordeste chegam ao Sesc Campinas no próximo sábado, 13, às 16h, com a apresentação do Trio Nordestino.

Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino atravessou décadas e chega à gravadora Biscoito Fino com o seu novo projeto, o CD “Trio Nordestino canta o nordeste”. Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Jonas Santana – zabumba e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú).

Com mais de cinquenta discos gravados, o Trio Nordestino decidiu em seu novo álbum fazer uma homenagem a vários compositores nordestinos e, para tanto, contou com a ajuda luxuosa de Zeca Pagodinho (“Súplica Cearense”) e Lucy Alves (“Carcará’). A obra de Gordurinha está representada em três faixas: “Súplica Cearense”, “O Vendedor de Caranguejo” e “Não tá certo não”. João do Vale também foi contemplado com três faixas bastante representativas de sua obra: “Carcará”, “O Canto da Ema” e “De Teresina a São Luiz”.

É claro que Luiz Gonzaga não poderia ficar de fora dessa celebração: o trio registrou “A morte do vaqueiro” e “Olha pro céu”. De Dominguinhos estão “Mais que um amigo” e “Tenho sede”. E tem muitos outros sucessos do cancioneiro nordestino: “Sebastiana”(Rosil Cavalcanti), “A dança do xenhenhem” e “Sou o estopim”(Antônio Barros) e “Bate Coração”(Ceceu). Para Coroneto, ex-integrante do grupo e hoje seu empresário, as duas participações especiais encheram o trio de alegria: “Nós já havíamos gravado com grandes artistas como Alcione, Dominguinhos, Zeca Baleiro e Bezerra da Silva, então o Zeca Pagodinho, quando aceitou o convite, só fez aumentar a nossa alegria.”

Já Lucy Alves é conhecida dos integrantes do trio desde quando tocava com o Clã Brasil, chegaram a fazer um show juntos, em São Paulo. “O ‘Carcará’ que ela gravou com a gente tem aquela pegada nordestina bem forte”, avalia. Com este CD, o Trio Nordestino reafirma sua presença na música brasileira, sempre ligado na arte regional que conquistou o Brasil nos anos 1950, agora com uma nova geração de músicos que levam adiante a alegria e o humor que são a sua marca registrada.

A apresentação é gratuita e acontece na Área de Convivência. (Carta Campinas com informações de divulgação)