Até o dia 2 de fevereiro, poderá ser vista na Estação Cultura de Campinas a exposição fotográfica “Corpus”, resultado do trabalho de dez fotógrafas alunas do curso livre Lightroom Estúdio e Projeto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Campinas.

As imagens que compõem essa mostra – em torno de 60 fotografias – trazem a captura através das lentes de 10 mulheres de ensaios propostos e construídos pelo grupo.

O coletivo, sob a orientação da professora do curso, Denise Maher, é composto por Alessandra Cavalcante, Andréa Buck, Érica Fedel, Erika Nascimento, Fabiana Ribeiro, Fabiana Sampaio, Lari Borelli, Natt Fejfar e Sheila Caldo.

No princípio, pode parecer estranho a imagem de rapazes segurando bichos de pelúcia ao lado de mulheres embaladas em plástico que fazem um contraponto com fotografias de bailarinas. As fotos que estão presentes na mostra se encontram em um paralelo correspondente; a liberdade.

Desde a busca de libertação de padrões pré-estabelecidos e a liberdade de movimentos, de corpos e de escolhas.

Homens que se libertam de estereótipos e convenções e desconstroem o mito machista identitário no comportamento, nos objetos. Também na busca pela liberdade, mulheres condicionadas em embalagens comprimidas e opressoras que parecem forçar ajustar as mulheres aos padrões de opiniões pré-estabelecidas de comportamento e na responsabilidade exclusiva das tarefas domésticas.

A sufocação e o abafamento do sexo feminino em uma tentativa de invisibilizar as mulheres e as suas lutas e a constante resistência feminina construída aos longos de anos de luta pela liberdade da mulher.

As mulheres fazem enfrentamento e quebram padrões de idade, beleza e de raça impostos pela mídia. Elas constroem e levantam suas bandeiras contra a violência que sofrem. Pedem equidade de direitos e liberdade.

Liberdade de movimentos, liberdade do corpo ao expressar sentimentos por meio da dança que é secular no processo de expressão e libertação feminina.

O coletivo de fotógrafas constrói com seu olhar uma narrativa atual e importante para discussões sobre equidade e direitos humanos.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“CORPUS” – Mostra Fotográfica Coletiva
Alessandra Cavalcante, Andréa Buck, Érica Fedel, Erika Nascimento, Fabiana Ribeiro, Fabiana Sampaio, Lari Borelli, Natt Fejfar e Sheila Caldo.
Orientação: Denise Maher
De 06 de janeiro até 02 de fevereiro de 2018
Visitação: De segunda a sábado; das 9 às 22h – domingos e feriados; das 9 às 20h
Local: Estação Cultura – saguão principal
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro – Campinas.
(Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial, na Rua Francisco Teodoro, 1050
Estacionamento e entrada gratuitos