Até o dia 20 de fevereiro, poderá ser vista a mostra “Clodomiro Lucas” na Livraria Pontes, em Campinas.

Clodomiro Lucas é pintor, gravador, professor e jornalista. Inicia-se na arte autodidaticamente em 1963. Posteriormente faz curso de gravura no Núcleo dos Gravadores de São Paulo. Em Campinas, leciona gravura no Conservatório Carlos Gomes e no Museu de Arte Contemporânea e coordena o MACC no período de 1989 a 1991. Edita a coluna de artes plásticas do jornal City News e, entre 1967 e 1977, trabalha como redator do suplemento de artes plásticas do jornal Diário do Povo.

Em 1982, coordena a mostra Mito e Magia Del Colore, no Castel Del Ovo, em Nápoles (Itália). Em 1988, ministra curso de papel artesanal na Escuela Superior de Bellas Artes de Buenos Ayres (Argentina). Coordena o MACC no período de 1989 a 1991.

“Quando temos a oportunidade de contemplar trabalhos que são expressão do mínimo, somos capturados. O olhar segue e não reconhece o tempo presente tão cheio e atarefado e múltiplo. O olhar que se depara com o mínimo, há que olhar o silêncio para encontrar – e encontrar o que? Encontrar o que nos desabituaram a ver, porque sempre em movimento, sempre atarefados, sempre e sempre… até que ponto, tais obras não nos colocam diante de estruturas e fundamentos revestidos de nosso múltiplo costumeiro? Há o espaço e nele a cor que passa e deixa vestígios, trilhas e limites sobrepostos. Revelação em cor que a realidade são camadas? Camadas de histórias, afetos, que se sedimentam nos espaços que é terra que recebe. Camadas que revestem a terra/tela e formam malhas e caminhos que projetam para outras buscas e consequências. O espaço é vivo e dá a ver suas marcas, nós nela seguimos e de quando em vez somos lembrados disso – espaços habitados”.
Eni Ilis

CLODOMIRO LUCAS
Na manhã que desperta
O jardim não mais geometria
É gradação de luz e aguda
Descontinuidade de planos.
(Orides Fontela)

Mostra Clodomiro Lucas
De 20 de janeiro a 20 de fevereiro
Na Livraria Pontes
Rua Dr. Quirino 1223 – Campinas