O Conselho Municipal de Saúde de Campinas está promovendo um abaixo-assinado a favor da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e em defesa da Saúde Pública no município.

A ação é do Conselho Municipal de Saúde (CMS) tem apoio de diferentes sindicatos, centrais sindicais e partidos políticos. A iniciativa foi motivada pela revelação, pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de que existe corrupção e desvios de recursos públicos envolvendo a Organização Social (OS) Vitale Saúde e a Administração Municipal, na gestão do Complexo Hospitalar Ouro Verde (Chov).

O objetivo é que a população de Campinas, através do abaixo-assinado, manifeste-se em favor da abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara Municipal, para investigar a relação entre a Vitale, que é a OS responsável pela gestão do Ouro Verde, e a Administração Municipal, nas denúncias de corrupção e desvio de recursos públicos. O Ministério Público investiga suspeitas que pairam desde o processo de licitação para gestão do complexo hospitalar. A CPI da Vitale, ou CPI da Saúde, de acordo com o Conselho, se impõe e é exigência da população, que vê seu direito à saúde sendo negado.

O Conselho considera que a população tem direito de conhecer os responsáveis por todo este sofrimento imposto ao povo e os representantes do Legislativo têm o dever de atender estas exigências. Ainda de acordo com o Conselho Municipal de Saúde, a situação da Saúde Pública em Campinas é a mais grave de sua história, com corte de recursos, falta de profissionais, falta de medicamentos, equipamentos quebrados, cirurgias desmarcadas, filas de espera sem fim para atendimento, incompetência e insensibilidade com sofrimento da população. Assim, este quadro que já era dramático, piora com as revelações feitas pelo MPE.

O abaixo assinado está disponível em diferentes sindicatos da cidade e também no Conselho Municipal de Saúde, localizado à Avenida Anchieta, 200, Centro, no 17 Andar. O telefone, para mais informações sobre o abaixo-assinado é o (19) 2116 – 0184. (Carta Campinas com informações de divulgação)