Pelo sexto ano consecutivo, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, apresenta durante o mês de janeiro uma programação especial dedicada aos melhores filmes exibidos nos cinemas brasileiros no ano anterior.

A seleção é do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Gustavo Sousa. O ciclo “Melhores do Ano no MIS Campinas” prossegue no mês de fevereiro apenas com filmes nacionais cujos títulos serão divulgados na segunda metade de janeiro.

Confira abaixo os 15 títulos selecionados, suas sinopses, datas e horários. Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate.

Por determinação da coordenação do MIS, a lotação máxima da Sala Imagens de Um Sonho é de 70 lugares. Uma hora antes de cada sessão os ingressos já podem ser retirados na portaria do MIS. Máximo de dois ingressos por pessoa. Serão disponibilizados 70 ingressos para o público. Não será permitida a entrada na sala de quem não estiver com o seu ingresso. Devido ao horário de verão as sessões durante o mês de Janeiro serão às 20h.

Não há estacionamento próprio. O MIS fica no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, 859, no Centro de Campinas. Tel: (19) 3733-8800. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Quinta, 4 de Janeiro, 20h
PATERSON
Direção de Jim Jarmusch
Paterson (Adam Driver) é motorista de ônibus na cidade que leva seu nome. Ele escreve poemas e observa a as pequenas coisas do cotidiano, numa cidade onde nada parece acontecer. Indicado à Palma de Ouro em Cannes 2016. EUA, 2016. Colorido, 113 min.

Sexta, 5 de Janeiro, 20h
PERSONAL SHOPPER
Direção de Olivier Assayas
Jovem americana (Kristen Stewart), que trabalha como personal shopper para uma modelo em Paris, vive obcecada pela possibilidade de um contato espírita com o irmão gêmeo, Lewis, que morreu, e com quem ela compartilhava uma deficiência cardíaca genética e uma promessa: quem morresse primeiro mandaria um sinal do além ao outro, já que ambos eram médiuns. Vencedor do Prêmio de Direção no Festival de Cannes 2016. França, 2016. Colorido, 105 min.

Sábado, 6 de Janeiro, 20h
TONI ERDMANN
Direção de Maren Arde
Pai e filha mantêm uma difícil relação e vivem separados. Ela mora em Bucareste onde trabalha como uma executiva durona. Um dia ele resolve visitá-la sem avisar e torna-se um fator de irritação a cada passo que ela dá, especialmente depois que ele decide assumir um alter ego meio palhaço. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016 e ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Alemanha, 2016. Colorido, 160 min.

Quarta, 10 de Janeiro, 20h
O ORNITÓLOGO
Direção de João Pedro Rodrigues
Vencedor do prêmio de direção em Locarno, o novo filme do português João Pedro Rodrigues acompanha a jornada de um homem (Paul Hamy). Embrenhado na mata com uma missão científica, ele é gradativamente enredado em tramas fantásticas, sendo capturado por duas chinesas e encontrando figuras misteriosas. Portugal, 2016. Colorido, 117 min.

Quinta, 11 de Janeiro, 20h
NA VERTICAL
Direção de Alain Guiraudie
Neste novo trabalho de Alain Guiraudie (“O Estranho no Lago”), o protagonista (Damien Bonnard) é um roteirista sofrendo de bloqueio criativo que chega a um sítio. Lá conhece uma mulher (India Hair) e se envolve numa série de relacionamentos complicados. França, 2016. Colorido, 100 min.

Sexta, 12 de Janeiro, 20h
ALÉM DAS PALAVRAS
Direção de Terence Davies
Uma das maiores poetas da língua inglesa, Emily Dickinson ganha uma sensível biografia sob a direção de Terence Davies. Interpretada por Cynthia Nixon na maior parte do filme, a poeta ganha vida na tela, encarnando seus dias de intensa atividade intelectual mas também muita solidão. Inglaterra, 2016. Colorido, 125 min.

Sábado, 13 de Janeiro, 20h
MULHERES DO SÉCULO XX
Direção de Mike Mills
Annette Bening e Elle Fanning protagonizam essa comédia dramática sobre três mulheres explorando as possibilidades do amor nos anos de 1970. Indicado ao Oscar de roteiro original. EUA, 2016. Colorido, 119 min.

Quarta, 17 de Janeiro, 20h
CLASH
Direção de Mohamed Diab
Novo trabalho do diretor egípcio Mohamed Diab (“Cairo 678”) retrata o impasse político em seu país no dia seguinte à derrubada do poder do presidente eleito Mohammed Morsi. Quase todo o filme passa-se de um caminhão-camburão, onde se acotovelam detidos que participavam de manifestações e de posições radicalmente opostas entre si. França, 2016. Colorido, 97 min.

Quinta, 18 de Janeiro, 20h
O OUTRO LADO DA ESPERANÇA
Direção de Aki Kaurismäki
Dirigido por Aki Kaurismäki, que ganhou o prêmio de direção no Festival de Berlim, o filme tem como protagonista um sírio, Khaled (Sherwan Haji) que foge para Helsinque em busca de asilo. Ali encontra emprego num restaurante e tenta retomar contato com a irmã (Niroz Haji), que se perdeu dele pelo caminho. Finlândia, 2017. Colorido, 100 min.

Sexta, 19 de Janeiro, 20h
EU NÃO SOU O SEU NEGRO
Direção de Raoul Peck
Indicado ao Oscar, o documentário parte de um projeto do escritor James Baldwin de resgatar a história dos EUA a partir da biografia de três ativistas: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. A narração é de Samuel L. Jackson. EUA, 2016. Colorido, 95 min.

Sábado, 20 de Janeiro, 20h
CORRA!
Direção de Jordan Peele
Inesperado sucesso de crítica e bilheteria nos EUA, esse terror traz como protagonista jovem afro-americano (Daniel Kaluuya) que vai conhecer a família liberal da namorada branca (Allison Williams) e descobre um segredo assustador. EUA, 2017. Colorido, 103 min.

Quarta, 24 de Janeiro, 20h
A GAROTA DESCONHECIDA
Direção de Jean-Pierre e Luc Dardenne
Concorrente ao César 2017 e à Palma de Ouro em 2016, o novo drama dos irmãos Dardenne conta a história de uma médica (Adèle Haenel) que se atormenta por não ter ajudado uma imigrante africana que bateu em sua porta à noite. Bélgica/ França, 2016. Colorido, 103 min.

Quinta, 25 de Janeiro, 20h
UNA
Direção de Benedict Andrews
Uma mulher enfrenta um homem mais velho, seu ex-vizinho, para descobrir por que ele a abandonou depois de ter uma relação sexual quando ela tinha treze anos. Austrália, 2016. Colorido, 2016.

Sexta, 26 de Janeiro, 20h
BOM COMPORTAMENTO
Direção de Ben e Joshua Safdie
Numa performance impressionante, Robert Pattinson é um ladrão de banco que fará de tudo para salvar o irmão que foi preso (Benny Safdie). Com Jennifer Jason Leigh. EUA, 2017. Colorido, 100 min.

Sábado, 27 de Janeiro, 20h
MÃE!
Direção de Darren Aronofsky
Neste novo suspense dramático de Darren Aronofsky (“Cisne Negro”), os protagonistas são um casal (Jennifer Lawrence e Javier Bardem) que moram isolados numa grande casa. Um dia, seu sossego é quebrado pela chegada de dois estranhos (Ed Harris e Michelle Pfeiffer), que se instalam ali. EUA, 2017. Colorido, 115 min.