Neste sábado (3), às 16h30, acontece no Sesc Campinas um show gratuito com o grupo Caetanagem.

A Tropicália foi um movimento de ruptura que ocorreu no cenário musical e cultural brasileiro, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil entre os anos de 1967 e 1968. A dupla baiana e seus colaboradores procuravam universalizar a linguagem da MPB, mesclando novos elementos da cultura jovem mundial, como a guitarra elétrica. Ao unir diversas linguagens, o tropicalismo impulsionou não só mudanças no cenário da música, mas da própria cultura nacional.

Foi inspirado nesse clima de revolução e rompimentos estéticos que foi criado o “Projeto Caetanagem”. Um projeto artístico de muita originalidade e ousadia que desde 2012 vem desenvolvendo um trabalho de resgatar o clima e as inovações criadas pela tropicália através de clássicos de Caetano Veloso.

O projeto já passou por diversas casas de relevância na capital paulista e interior. As canções interpretadas, ora beiram as versões originais, ora possuem uma pitada de criatividade e ousadia, marca já registrada no trabalho desenvolvido pelos irmãos Bruno Mattos e Leo Mattos junto a sua banda “Bicicletas de Atalaia”, são parte dos discos “Caetano Veloso” 1968, “Transa” 1972 e “Qualquer coisa” 1975 entre outros, e são interpretadas em uma apresentação de 70 minutos que faz o público cantar junto e sentir vontade de dançar. Fazem parte do projeto Bruno Del Rey (voz e violão), Leo Mattos (bateria, percussão e vocais), Kaneo Ramos (guitarra) e Augusto Passos (baixo).

A apresentação é gratuita e acontece no Jardim do Galpão. (Carta Campinas com informações de divulgação)