No dia 7 de janeiro, domingo, às 10h, acontece no Jardim do Galpão do Sesc Campinas o “Encontro de Bandeiras das Folias de Reis de Campinas”.

A tradição da Folia de Reis, que recria a peregrinação dos três Reis Magos em visita ao menino Jesus, está presente em Campinas há décadas. Para homenagear e lembrar a tradição, participam do encontro as folias: Estrela Guia, Mensageiros da Paz, São José Operário, Ases do Brasil e Mensageiros do Oriente.

A Companhia Estrela Guia, coordenada por Alcides Pires Lopes, é conhecida na cidade por seu rigor nos toques e cantos e por ter a maior parte de seus componentes provindos da região rural de Fernandópolis (SP). Há 20 anos, o grupo une os foliões que moram em vários bairros de Campinas e em cidades vizinhas para continuar sua tradição. Realizam sua chegada sempre no 3º domingo de janeiro na singela Igreja dos Santos Reis do Jd. Monte Cristo, construída com o esforço dos foliões.

O grupo Mensageiros da Paz foi criado pelo marungo Jair Virtudes do Jd São Judas. Os integrantes são parte de uma divisão dos Mensageiros da Paz da cidade de Londrina e foi fundado em Campinas em 2009. A Cia. Mensageiros da Paz tem como mestre-embaixador Afonsinho, também de família de foliões. O grupo faz seu giro anual pelos bairros Jd. Maracanã, Jd. Eulina, Parque das Nações, realiza Missa Cabocla nas Igrejas Nossa Senhora do Guadalupe (Jd. Maracanã), Nossa Sra. Aparecida (DIC IV), São Geraldo Magela (Jd. Ouro Verde), São Expedito (Jd. Aeronave) e costuma apresentar-se no Encontro de Bandeiras de Folias de Reis em Assis (SP). A companhia realiza também seu giro na área rural de Maracaí (SP), onde a festa de chegada acontece nos formatos dos festejos da roça.

O grupo São José Operário foi criado em 1986 e teve como mestre José Cassimiro, falecido em 2007 e José Rodrigues de Farias, mais conhecido como Mestre Coquinho, falecido em 2009. Atualmente, tem Anésio Manoel como presidente e Donizetti como mestre-embaixador. A companhia organiza há mais de 15 anos sua festa de chegada na Igreja Santo Expedito do Jd. Ouro Verde e realiza o giro por vários bairros da cidade como: DIC I, Parque Universitário, Jd. São Cristóvão, Jd. Florence, Jd. Sta Lúcia, Jd. Sta Bárbara, Jd. Sta Mônica, Jd. São Marcos, Jd. Miriam entre outros. Os integrantes são, na sua maioria, de Minas Gerais e alguns do interior de São Paulo. Sobre esta companhia foi lançado, em 2010, o livro Histórias e Memórias de Folias de Reis escrito por Daniel Costa e lançado pela Editora Ituiutaba ([email protected]).

A companhia Ases do Brasil, inicialmente chamada Mineiros, atuava na cidade de Boa Esperança (MG) e tinha José Vilela e Geraldo Serafim como guias e mestres. Atualmente, o grupo é representado pelo mestre-embaixador Sebastião Vitor Rosa (Tião Mineiro) que está à frente da companhia desde seus 15 anos. O grupo realiza, há mais de 25 anos, sua jornada anual. Já realizou apresentações em muitos encontros culturais e de folias de reis de todo o Brasil. A companhia traz em suas cores vibrantes e cantos festivos, a força da fé e muitas histórias de milagres de sua bandeira.

A Companhia de Reis Mensageiros do Oriente, criada em 2017 pelo jovem Bastião e hoje mestre-embaixador Jhonatan Eduardo, é a companhia mais nova da cidade de Campinas. Jhonatan trova com destreza e alegria os versos aprendidos com seu avô mestre-folião José Cassimiro e conta com integrantes foliões experientes que atuam na cidade de Campinas. O grupo realiza sua festa de chegada no dia 20 de janeiro na Vila Perceu Leite de Barros na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

A entrada é gratuita e aberta ao público. (Carta Campinas com informações de divulgação)