Em São Paulo – Neste final de ano, a companhia teatral Os Satyros apresenta seis espetáculos de seu repertório.

Em cartaz até 15 de dezembro, está o espetáculo “Pessoas brutas”, o terceiro espetáculo na “Trilogia das Pessoas”, sequência de peças inspirada pelas vidas anônimas que se cruzam em São Paulo. A montagem aborda a dependência, tanto física quanto emocional, do ser humano. Drogas, sexualidade e relacionamentos abusivos são alguns dos temas da peça, focada no sequestro da filha de um doleiro delatado na Operação Lava Jato.

“Pink Star” também estará em cartaz até o dia 16 de dezembro. A 100ª produção dos Satyros se define como uma comédia musical futurista queer. Na trama, que lida com definições de gênero e sexualidade, um detetive investiga a morte de Purpurinex Brilhante, uma pessoa que não se encaixa dentro de gênero nenhum e que faz parte do primeiro quadrisal legalizado do universo junto com a drag queen Kátia Veroska, a ex-freira Rita de Cássia e a robô erótica Gina Made in China.

Parte de “Trilogia Libertina” dos Satyros, “Os 120 Dias de Sodoma” também poderá ser visto dentro da retrospectiva do grupo até o dia 15 de dezembro. Inspirada em um clássico da literatura mundial escrito por Marquês de Sade, A PEÇA narra os 120 dias de deboche e perversão levados a cabo por quatro poderosos libertinos, que cometem as mais variadas formas e violações contra os jovens adolescentes que mandam sequestrar.

“Vida Perfeita” poderá ser visto até o dia 17 de dezembro. Tendo o próprio corpo como ponto de partida, a peça do Satyros Teens, braço adolescente dos Satyros, une teatro, dança, música e circo para refletir sobre o olhar dos jovens sobre a vida, seus sonhos e angústias. Entre os temas abordados estão a descoberta da sexualidade, a angústia com o futuro profissional, as relações familiares e a educação no ensino público.

Outra peça do repertório do grupo que poderá ser vista é “Cabaret Fucô”. A partir do pensamento do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), os mecanismos de controle social — dominantes em instituições como escolas, hospícios, hospitais e quartéis — são questionados pelo espetáculo, cuja estética é inspirada nos freak shows dos anos 1930 e dos circos antigos. Em esquetes de um show de variedades, o ridículo e o patético se encontram e colocam as questões em discussão.

“Faustroll” também fica em cartaz até o dia 16 de dezembro. O Satyros Lab, grupo de estudo e pesquisa cênica da Cia. Os Satyros, envereda neste espetáculo pela patafísica, a ciência criada pelo dramaturgo francês Alfred Jarry (1873-1907) que é usada para descrever um universo que não possui nenhuma explicação lógica. O espetáculo narra a história do icônico personagem Dr. Faustroll, que nasceu e se manteve com 63 anos por toda sua vida.

As montagens, com ingressos que variam entre R$ 10 e R$ 40, são apresentadas em diversos dias e horários, inclusive à meia-noite. As entradas podem ser reservadas pelo telefone (11) 3255-0994. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Os Satyros em dezembro
De 1 a 17 de dezembro
Diariamente de 1 (Sex) a 17/12 (Dom) das 19h às 23h59
Praça Franklin Roosevelt, s/n° Consolação – Centro São Paulo – SP