Nos próximos dias 21 e 22 de dezembro, o Ballet Harmonia apresenta no Teatro Castro Mendes, em Campinas, o espetáculo “O Quebra-Nozes”, com música de Piorr Llyitch Tchaikovsky e libreto de Lev Ivanov.

O espetáculo é um Conto Natalino que retrata uma festa da alta burguesia na qual a pequena Clara, irmã de Fritz, ambos filhos do casal Stahlbaum, recebe do padrinho, Herr Drosselmeyer, um quebra-nozes em forma de boneco. Durante a festa, o velho Drosselmeyer entretém as crianças com mágicas e danças.

Finda a festa, a casa dorme e Clara adormece na sala junto à árvore de Natal. Com uma mágica de Drosselmeyer, Clara, já adulta, sonha que um exército de ratos está invadindo sua casa. O Quebra-Nozes ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O Rei dos Ratos fere o boneco que, desarmado, está prestes a perder a batalha, quando Clara o salva atirando seu sapato no rato.

Assim, Clara quebra o feitiço que havia sobre o boneco Quebra-Nozes transformando-o em um belo príncipe. O Príncipe conduz Clara ao Reino das Neves a caminho do seu castelo. Chegando ao Reino dos Doces (Castelo do príncipe), seus súditos e convidados de diversos países homenageiam a chegada do casal com uma grande festa. Acontece, então, uma sucessão de dança de diversas regiões e, por fim, o Grand Pas de Deux da Fada Açucarada. Em seguida, Drosselmeyer acaba com o sonho de Clara e a conduz de volta à sua realidade de criança, deixando-a apenas com suas lembranças. (Carta Campinas com informações de divulgação)

O Quebra-Nozes
Música: Piorr Llyitch Tchaikovsky
Libreto: Lev Ivanov
Coreografia Original: Lev Ivanov
Adaptação Coreográfica e Direção Artística: Rosana Presente
Direção Geral: Lucia Teixeira

Local: Teatro Castro Mendes, Campinas-SP.
Data/Horário: 21 e 22 de dezembro às 20h
Entrada: R$ 20.00(inteira) R$ 10,00 (meia)
Mais informações: Ballet Harmonia 19 32781586.